Ovulação

A ovulação é um fenômeno natural que ocorre no corpo feminino, e que só deixa de acontecer ou acaba sendo suspensa em caso de problemas ou alterações hormonais ou no ciclo menstrual. Fora essas situações, toda mulher em idade fértil, ou seja, da idade da primeira menstruação até o início da menopausa, passa pelo ciclo ovulatório todos os meses.

Mesmo sendo algo tão comum, a ovulação ainda gera diversas dúvidas entre o público feminino.

Vamos esclarecer as principais?

Como ocorre a ovulação?

O que é ovulação e como ela ocorre no nosso organismo? O processo ovulatório faz parte do período fértil da mulher, que ocorre mensalmente naquelas que possuem os ciclos menstruais normais. A ovulação feminina indica que o corpo está preparado para receber uma gestação, deixando o óvulo "no ponto" para que ele seja fecundado pelo espermatozoide. É a época em que a mulher fica mais suscetível a uma gestação dentro do mês.

Ovulação

Ovulação: tire todas as suas dúvidas

Quando ocorre a ovulação?

Tudo acontece mais ou menos na metade do ciclo menstrual feminino, que começa no primeiro dia da menstruação e termina um dia antes da menstruação seguinte. Na ovulação, o ovário libera um folículo ovariano, que por sua vez é rompido e libera o óvulo para que ele seja fecundado. Se em até 24 horas não ocorre a fecundação, esse óvulo se dissolve, e e liberado na menstruação, que ocorrerá dentro de alguns dias após esse período.

Como saber o dia da ovulação?

Certo, sabemos que a ovulação ocorre mais ou menos na metade do ciclo menstrual. Mas como calcularemos essa data com total exatidão? Bem, exatidão absolutamente pontual é um pouco difícil de ser obtida, pois cada mulher possui ciclos diferentes e variados. Porém, de uma forma geral, a maior parte das mulheres tem ciclos que podem variar de 28 a 32 dias, e o período fértil - época em que ocorre a ovulação - deve acontecer entre o 11º e o 21 º dia do ciclo menstrual.

Calculadora da Ovulação

Existe um método - que sofre leves variações, mas que funciona basicamente do mesmo jeito - que ajuda a calcular ovulação e deixar a gente menos confusa com tanta data. É chamada de calculadora da ovulação, e pode ajudar a descomplicar as contas.

Se o seu ciclo menstrual for regular e tiver duração similar todos os meses, basta que você conte 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação. A data que você chegar será considerada a data do período fértil, ou dia da ovulação, em que você está mais propensa a engravidar.

Ovulação e período fértil

Entender quando ocorre a ovulação, e por consequência o período fértil, pode ajudar a evitar uma gravidez indesejada ou ter o efeito contrário: auxiliar casais que queiram ter um bebezinho. Calculando a ovulação, mais conhecimento temos do nosso corpo e do funcionamento do nosso aparelho reprodutor, e mais fácil fica entender os recados que nosso organismo transmite!

Ovulação

Entenda os sinais do seu corpo e aprenda a detectar a época da ovulação

Seios doloridos e ovulação

Algumas mulheres sentem sintomas variados que indicam que a ovulação está ocorrendo. Entre eles, estão os seios doloridos ou a sensibilidade nas mamas. Isso acontece por conta das alterações hormonais próprias do período, e pode se prolongar até que a menstruação desça.

Teste de Ovulação

Será que existe algum teste de ovulação que nos faça perceber que estamos no período mais propenso para uma gravidez? Há um teste bem simples de ser feito, chamado de "teste do muco": se o muco íntimo estiver "puxento", com um aspecto similar ao da clara de ovo, ele indica que você está ovulando.

Remédio para Ovular

Os medicamentos indutores de ovulação são indicados apenas nos casos em que há a dificuldade de engravidar por conta de problemas na ovulação, que causam uma infertilidade temporária. Eles devem ser usados apenas com indicação médica, pois sua utilização indiscriminada não só pode não trazer nenhum benefício como pode inclusive prejudicar ainda mais a fertilidade. A qualquer dúvida que você tenha sobre ovulação, seu médico deve ser consultado e questionado.

5 comentários
  1. Posted by jessica
  2. Posted by rose medeiros
  3. Posted by anonimo
  4. Posted by Daisy
  5. Posted by Carla Brito

Deixe um comentário