Parar de menstruar

Muitas mulheres sonham em parar de menstruar, dar um ponto final na menstruação significaria um salto na qualidade de vida, certo? Bem... pode não ser bem assim. Parar de menstruar já é possível e uma escolha viável (e barata) para uma mulher, mas existem prós e contras. Conheça-os agora e tome a sua decisão.

Fora o fato de algumas mulheres se desesperarem com a possibilidade de gravidez – e rezarem para a menstruação vir (algumas até tomando chá para menstruar) na maior parte do tempo o que as mulheres desejam mesmo é não menstruar.

Como parar de menstruar? Bem, hoje em dia existem medicamentos à base de hormônios que interrompem a menstruação e prometem também reduzir significantemente os sintomas de TPM também. O tema é polêmico e divide a opinião dos médicos. No meio da briga estão as mulheres, ansiosas por boas notícias e na esperança de poder, com segurança, dar adeus à menstruação.

As vantagens de parar de menstruar, para a mulher, além do fim do incômodo mensal, é muito eficaz contra problemas como anemia, endometriose, o surgimento de miomas, cólica e tensão pré-menstrual. A maioria dos médicos concordam com isso e até apóiam o uso de hormônios para tratar doenças, porém, eles divergem quanto ao uso de hormônios para suspender a TPM ou para não menstruar mais. Os médicos que são contra o fim da menstruação alegam que a menstruação é um sinalizador de que o óvulo não foi fecundado e também uma referencia de que está tudo bem com o organismo. Parar de menstruar dificultaria, por exemplo, a identificação de problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal.

Além disso, na menstruação, o cérebro feminino recebe um montante de hormônios e não dá pra prever o que aconteceria a longo prazo com a suspensão dessa harmonia, a interferência poderia chegar até o temperamento da mulher.

Um estudo científico do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP) estudou esses casos durante dois anos, acompanhando voluntárias que queriam bloquear a menstruação por sofrer de TPM intensa. Daí eles verificaram o nível de eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado, checaram se os sintomas da TPM eram amenizados, se os medicamentos interrompiam mesmo a menstruação e apresentavam quais efeitos colaterais. As moças foram divididas em grupos e se submeteram à injeção trimestral e pílula anticoncepcional, medicamentos que são utilizados sem interrupção e implante de progesterona.

Os resultados revelados apontam que nenhum dos métodos adotados conseguiu interromper completamente a menstruação. Sempre havia alguns pequenos sangramentos irregulares que os ginecologistas chamaram de spotting. O que apresentou maior eficácia foi a injeção trimestral. Porém, com esse medicamento, algumas mulheres engordaram entre 2 e 6 quilos.

Já os resultados com os sintomas da TPM comoinchaço, cólica e dor de cabeça, o implante, que suspende a menstruação por até três anos, apresentou a melhor atuação. Já os sintomas emocionais, como ansiedade e irritação, o que apresentou melhores resultados foi o antidepressivo, mas com ele, apenas 50% das mulheres não menstruaram.

Nos resultados com as pílulas, os efeitos colaterais foram proporcionais à dosagem hormonal. Medicamentos com mais estrogênio sintético causaram efeitos parecidos com os da TPM.

Por isso, parar de menstruar é uma opção ainda não muito segura e muito variável. Se você pretende fazer uso de medicamentos para parar menstruação, converse muito com o seu ginecologista sobre as possibilidades e deixe-o conhecer você bem, avaliando seu metabolismo e suas reações a medicamentos, ele pode indicar qual o tratamento mais adequado para você parar de menstruar.

Boa Sorte!

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.