Período fértil feminino

Não parece redundante falarmos em período fértil feminino, já que só as mulheres tem o tal do período fértil? Pode até ser um pouco, sim, afinal os homens também possuem fertilidade, porém só o organismo feminino possui ciclos em que está menos ou mais propenso a receber uma gestação, diferente do homem que, por assim dizer de um modo geral, está sempre fértil.

Período fértil feminino

E exatamente em que nosso organismo difere do organismo masculino em relação à fertilidade e ao período fértil? O período fértil masculino pode ser considerado ininterrupto, desde que o menino entra na puberdade até o período da andropausa, que corresponde em média à idade da menopausa nas mulheres. O período fértil no homem acaba perto dos 60 anos de idade, quando os seus níveis de testosterona diminuem e a produção de espermatozoides cai. Alguns homens são pais mesmo depois desse período, mas esses são casos mais raros.

Período fértil

Utilize um calendário para calcular o período fértil

Período Fértil para Engravidar

Já conosco as coisas acontecem de um outro jeito. Se no homem a duração do período fértil é ininterrupta, desde de a puberdade até a andropausa, o período fértil da mulher funciona de uma forma bastante diferente. Apesar de ter o organismo preparado para engravidar logo a partir da sua primeira menstruação - ou menarca -, a mulher, pelo menos em grande parte dos casos, só tem condições férteis durante um pequeno período de cada mês, que dura aproximadamente cinco ou seis dias e só acontece uma vez por mês. Esse é o chamado período fértil, e nele ocorre a ovulação. Esse período deixa de acontecer mensalmente quando a mulher entra na menopausa ou tem algum tipo de problema no sistema reprodutor.

Dia Fértil

Os dias férteis da mulher, ou o conhecido período fértil, tem um "pico", que é chamado dia fértil. Ele acontece mais ou menos no 14º dia do ciclo menstrual (contando a partir do primeiro dia da menstruação daquele mês). E qual é o período fértil?  O período fértil como um todo acontece do 11º ao 17º dia do ciclo mais ou menos, ou seja, o dia fértil acontece no meio do período fértil..

Calcular período fértil feminino

Números, números, números, datas, datas, datas... como não se confundir ao calcular período fértil? Uma maneira fácil de utilizar a calculadora da fertilidade é a seguinte: se o seu ciclo for regular, ou seja, se do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação ele durar exatamente o mesmo tempo todo mês, basta contar 14 dias a partir do dia que a menstruação descer e você saberá seu dia fértil. O período fértil, ou seja, todos os dias férteis do mês, costumam ser os três dias antes e os dois dias depois (em média, esse não é um cálculo exato) da data que você encontrou fazendo o cálculo.

Período fértil feminino

Período fértil feminino: entenda como usar a seu favor

Tabela período fértil feminino

Você pode aproveitar o método da tabelinha para engravidar usando como base os cálculos para saber do período fértil. Com a tabela, você consegue saber mensalmente qual é o melhor período para tentar engravidar, e quando tem mais chances de isso acontecer. Você pode usar um calendário comum mesmo, aqueles em formato de "folhinha", ou o calendário da agenda, do caderno, enfim, o que for mais fácil para você visualizar e acessar. Com ele em mãos, fica mais fácil marcar o primeiro dia do ciclo menstrual, o meio do ciclo, o período fértil, o dia fértil, etc. Uma dica: marque sempre com canetas de cores diferentes para ficar mais fácil!

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

17 comentários
  1. Posted by GABRIELA SANTOS
  2. Posted by aline
  3. Posted by vanessa
  4. Posted by Greice
  5. Posted by desconhecida
  6. Posted by nagila souza
  7. Posted by Débora
  8. Posted by laine
  9. Posted by posted Rose. .de caxias tenho duas filhas uma 16 anos e a outra 13 e nao tomo nada nao conseguu engravidar esses anos tds o que eu faso
  10. Posted by Arilany
  11. Posted by Anselma
  12. Posted by Marisa Ximendes
  13. Posted by Thais
  14. Posted by petterson henrique
  15. Posted by Suellen
  16. Posted by Francisco valmar de Sousa
  17. Posted by lucineide

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.