Período fértil da mulher

A fertilidade é uma condição que remete muito ao feminino. Ora, mas os homens também são férteis ou inférteis, não? Sim, assim como a mulher. Porém, a ideia de fertilidade, fértil, gestação, gravidez, e tudo relacionado a esse universo, habitam nosso consciente e inconsciente sempre ligados à figura feminina. Por conta disso, e por conta da mulher ser aquela que abriga a vida em seu ventre, o período fértil da mulher é um assunto que nunca se esgota e que, por isso mesmo, acaba gerando dúvidas em nós.

Período Fértil

Afinal, qual é o período fértil da mulher? Quando a mulher está no período fértil? E o que isso significa? A mulher só engravida no período fértil? A mulher pode engravidar fora do período fértil? Essa história de dia fértil, período fértil, tudo parece meio confuso e nebuloso mas, acredite, é mais simples do que parece.

Período fértil da mulher

Saiba melhor como funciona o período fértil

Qual o período fértil da mulher?

Já conversamos anteriormente em outros posts sobre o ciclo menstrual com mais detalhes e explicações, mas vamos repassar para ficar mais fácil de entender: toda mulher em idade fértil, ou seja, geralmente desde a primeira menstruação até o início da menopausa, apresenta ciclos menstruais mensais, a não ser que ela tenha algum problema que altere a regularidade desses ciclos. O ciclo menstrual dura, em média, 28 dias. Dentro desse período, ocorre o período fértil, que é a época em que a mulher tem mais chances de engravidar caso tenha relações.

Período fértil como saber

Os dias férteis da mulher, que acontecem mais ou menos na metade do ciclo (explicaremos logo abaixo como calcular o período fértil), dão seus sinais no corpo feminino. Algumas mulheres sentem mais, outras menos, mas em geral os sintomas do período fértil deixam claro que o organismo está pronto para receber uma gestação. E quais são esses sinais do período fértil?

Sintomas do período fértil

Os sintomas do período fértil feminino são diversos, e eles dão sinais de que estamos ovulando. Entre os principais estão:

- Aumento da libido: durante a ovulação o corpo produz progesterona, hormônio que além de elevar a temperatura do corpo, aumenta o desejo da mulher.

- Muco: nessa época, o muco vaginal fica diferente, com aspecto de clara de ovo crua, elástico e transparente.

- Temperatura: durante o período fértil, a temperatura do corpo da mulher também sofre alterações mínimas, mas perceptíveis. A "culpada" disso é também é a progesterona.

- Dor: algumas mulheres podem sentir uma dor pélvica nesse período, principalmente no lado do ovário (esquerdo ou direito) que liberou o óvulo naquele mês.

Período fértil da mulher

O corpo dá sinais de que está pronto para receber uma gravidez

Calcular período fértil

Como saber o período fértil da mulher com exatidão? Existe uma calculadora da fertilidade?

Para que você consiga calcular o período fértil, primeiro é preciso saber que o dia da ovulação costuma ocorrer de 12 a 16 dias antes da menstruação, sendo que em média acontece no 14º dia anterior à menstruação seguinte.

Sabendo qual será a data aproximada da sua próxima menstruação, subtraia 14. O número que der é o dia aproximado da ovulação. Por exemplo: se sua menstruação veio dia no dia 15 de janeiro, tecnicamente sua próxima menstruação será em 15 de fevereiro, certo? Então subtraia 14 de 15, e o resultado será 1, ou seja, o dia da ovulação será dia 01 de fevereiro, no meio do ciclo. Mas essa conta só serve para quem tem ciclos normais.

Tabelinha para engravidar

Depois de saber como calcular o período fértil, você pode usar a isso a seu favor caso queira engravidar. O período fértil para engravidar é o momento do mês mais propício para conseguir ficar grávida, o que não significa que nos demais também não possa acontecer a gravidez.

A tabelinha para engravidar usa como base o cálculo do período fértil, como explicamos acima, para determinar quais são os melhores dias para ter relação. Ao fazer as contas e descobrir seu dia fértil, prefira manter relações dois dias antes e dois depois, alám do próprio dia, é claro. Quem sabe no próximo mês você realize o sonho da maternidade bem depressa?

8 comentários
  1. Posted by camila juliana
  2. Posted by Aurineide
  3. Posted by carla
  4. Posted by nathaly
  5. Posted by nathaly
  6. Posted by leidiane
  7. Posted by Ana Paula Oliveira Ribeiro
  8. Posted by magaly

Deixe um comentário