Período Fértil

Seja o nosso desejo engravidar ou evitar uma gravidez indesejada, uma das primeiras coisas que devemos aprender a calcular é o nosso período fértil. Muito se fala sobre essa época do mês na vida das mulheres, mas o que é exatamente o período fértil, como podemos calcular o período fértil, e como ele pode ajudar ou prevenir uma gestação?

Período Fértil

O período fértil da mulher é aquele no qual nós mulheres temos mais probabilidade de ficarmos grávidas, justamente por estarmos mais férteis. Essa época do mês tem os dois lados da moeda: se nós estamos tentando engravidar, é o melhor período para tentar com mais afinco. Se ao contrário, estamos evitando uma gravidez em um primeiro momento, é no período fértil que devemos ter mais cuidado.

Dia fértil

Dentro do nosso período fértil, há o dia fértil. O dia mais fértil de uma mulher é aquele que ocorre 14 dias antes da próxima menstruação, ou seja, é principalmente nele que devemos focar ou evitar as relações.

Período Fértil

Entenda tudo sobre o período fértil feminino

Ciclo Menstrual

Falando em menstruação, é a partir dela que tudo começa. O ciclo menstrual da mulher está dividido em duas partes: a primeira parte acontece entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação. Esse tempo é necessário para que o organismo se prepare para o dia fértil. Quando o corpo já está pronto para o período fértil, o ovário produz e libera um hormônio - a foliculina ou estrogênio – chamado de hormônio da feminilidade, que estabelece o período fértil para engravidar.

Na segunda parte do ciclo menstrual, que acontece logo após a ovulação, o hormônio progesterona é fabricado, e fica no organismo até que ocorra uma gravidez. Caso a gravidez não aconteça, o nível da progesterona diminui até que ocorra a menstruação. A duração desta segunda parte é de, normalmente, 14 dias, mas pode ter entre 13 e 16 dias.

Período Fértil Engravidar

Nem sempre conseguimos engravidar logo de primeira, não é mesmo? Quando a dificuldade para dar início a uma gestação parece um pouco maior, é interessante aproveitar o período fértil para engravidar. Pode ter certeza que o seu parceiro vai adorar dar essa ajuda!

Calcular Período Fértil

Para se calcular o período fértil, é preciso saber que o dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, sendo em média aos 14 dias. Portanto, é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 e ai chegaremos no dia aproximado da ovulação. Então, se temos ciclo menstrual de 30 dias e a menstruação veio dia 15 de janeiro, por exemplo, devemos calcular que a próxima menstruação será dia 15 de fevereiro, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de fevereiro. Lembramos que o ciclo normalizado tem uma duração de cerca de 28 dias, e o pico de ovulação, o dia fértil, acontece no 14ºdia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.

Período Fértil

Calcular o período fértil ajuda a realizar o sonho de ser mãe

Período Fértil Feminino

No período fértil feminino, alguns sinais dão conta de que estamos prontas para receber uma gestação, caso ela aconteça. Os lábios ficam mais volumosos, a pele mais lisa e brilhante, os cabelos mais sedosos, tudo por conta da ação dos hormônios. Fase perfeita para aproveitarmos junto aos nossos parceiros, hein?

Período Fértil para Engravidar

O período fértil é o espaço de tempo em que nós mulheres temos maiores chances de engravidar. É nele que o corpo estará completamente preparado para receber uma nova vida, o que não significa que a gravidez não possa ocorrer em outros períodos do mês.

Período Fértil da Mulher

Saber período fértil é algo que deveríamos aprender desde a nossa primeira menstruação. Menstruação e período fértil caminham juntos, desde que a mulher tenha os ciclos regulares e nenhum problema com os ciclos. Se há um problema, como a ausência de menstruação, fica muito mais difícil calcular essa fase.

Tabelinha período fértil

Método antigo mas ainda bastante utilizado, a tabela do período fértil ajuda a saber quando evitar relações para que não ocorra uma gravidez indesejada. Ela é baseada no ciclo menstrual, e mostra os dias em que podemos ou não podemos manter relações. Porém, não é um método 100% seguro, ou seja, se for feito, deve ser com consciência de que pode não dar certo.

Período Fértil

Aprenda a utilizar a tabelinha

Como calcular o período fértil

Como calcular o período fértil depende da duração do nosso ciclo e da regularidade dele. Se você perceber que tem algo errado com o ciclo, ou sentir que algo não anda muito bem em relação à fertilidade, a dica é procurar o médico ginecologista, que pode verificar se está tudo bem.

Qual é o período fértil

Qual é o período fértil da mulher? Grave então a informação resumida: o período fértil costuma ocorrer na metade do nosso ciclo menstrual.

Calculadora do período fértil

Os ciclos normais têm uma duração média de cerca de 28 dias, e o pico de ovulação, o dia fértil, acontece normalmente no 14ºdia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação. Aproveite esse período se quiser ser mamãe, e evite se ainda não deseja realizar esse sonho.

Quando é o período fértil?

Na época do período fértil, se a intenção for mesmo engravidar, aproveite para preparar momentos mais aconchegantes com o seu parceiro, deixando-o mais relaxado e mais distante das preocupações do dia-a-dia. A qualidade mental também é importante para ajudar a realizar o sonho da gestação!

Período Fértil

Conheça seu corpo e entenda seu ciclo menstrual

Cálculo do período fértil

A mulher que quiser fazer o cálculo do período fértil pode também fazer a verificação da temperatura do corpo, medindo diariamente.
Verifique a temperatura sublingual,vaginal ou retal pela manhã, antes de levantar da cama, durante 4 minutos. A temperatura tem uma pequena variação dia a dia, mas no dia da ovulação, ou dia fértil, ela desce ligeiramente, e após a ovulação, costuma subir cerca de meio grau em relação aos outros dias. Mas fique atenta: a temperatura também pode subir se a mulher teve relações na noite anterior, por exemplo, ou se está gripada ou tomou bebida alcoólica, e isso não significa que há a ovulação.

Ciclo Menstrual Período Fértil

É importante conhecer o seu período fértil e como funciona seu corpo. Isso ajudará você a observar caso algo diferente ocorra no seu organismo, além de facilitar as coisas no momento em que for tentar usar a tabelinha para engravidar.

Tabela Período Fértil

A tabelinha é um método baseado em cálculos. Teoricamente a mulher é fértil no meio do seu ciclo. Ou seja, nos ciclos mais comuns de 28 a 30 dias, a fertilidade máxima -  e consequentemente o melhor momento para engravidar - seria entre o 12° e 15º dia do ciclo, contando o primeiro dia da menstruação como dia 1º. A tabelinha ajuda você a saber o mais importante: o período fértil para engravidar.

Como calcular Período fértil

Entendendo como funciona o seu período fértil, você saberá qual o melhor dia para engravidar. Siga nossas dicas, fique de olho no seu corpo, e aproveite!

Como saber o período fértil

O corpo dá sinais que demonstram que você está no período fértil. O muco fica mais espesso, transparente e com aspecto de clara de ovo. O desejo pelo parceiro aumenta, a temperatura corporal sofre leve elevação, ficando entre 0,5ºC e 1ºC mais alta. O apetite pode ficar um pouco maior, com vontade de comer mais. Algumas mulheres sentem dores no baixo ventre ou na região do ovário.

16 comentários
  1. Posted by gleide
  2. Posted by Flavia
  3. Posted by Izamara
  4. Posted by andre
  5. Posted by Lorhayne
  6. Posted by Lorhayne
  7. Posted by lucimar
  8. Posted by Rafaela
  9. Posted by luane
  10. Posted by daniela.
  11. Posted by tamires
  12. Posted by Debora
  13. Posted by Ana
  14. Posted by Daniela Silva
  15. Posted by Berta Mulengha
  16. Posted by roberta

Deixe um comentário