Pós Parto

Depois que a mulher passa por uma gravidez, demora um pouco para o corpo voltar ao normal. Neste meio tempo, muitas dúvidas surgem, é o chamado pós parto, que é chamado também de Puerpério ou Resguardo. Este período dura, em média, de 6 a 8 semanas e só termina com o retorno das menstruações.

Neste espaço de tempo, todos os órgãos devem se recuperar das alterações ocorridas durante a gravidez e parto – tanto físicas quanto psicológicas. É o momento também em que se inicia a fase da lactação.

É fundamental que neste momento de pós parto todas as dúvidas que venham a surgir sejam discutidas com seu obstetra responsável pelo seu parto, pois é ele quem melhor conhece as particularidades individuais.

Para ajudar você neste momento, levantamos algumas dicas e dúvidas comuns que você possa ter sobre dieta, peso, higiene, hábitos, dores, útero, funções e mais. Qualquer circunstancia, repetimos, deve ser discutida diretamente com seu médico.

Sobre a dieta no pós parto

Geralmente, os alimentos podem ser ingeridos imediatamente após o parto normal, mesmo quando foi empregada a anestesia local. Se foi empregada a analgesia (raqui ou peridural), algumas horas serão necessárias até o término de seus efeitos.

Sobre os primeiros alimentos que você pode consumir, dê preferência aos líquidos, que são de fácil digestão. Mas lembre-se que de que se você tiver vômitos e enjôos, é contra-indicada a alimentação sem autorização médica.

De alta, uma dieta equilibrada em torno de 2500 calorias/dia é fundamental para a manutenção de um bom estado nutricional – inclusive para o retorno do peso e contorno corporal. Além disso, uma boa alimentação é fundamental para o funcionamento intestinal e uma adequada produção de leite.

Dê prioridade ao consumo de proteínas, ou seja, carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão. Fibras vegetais também são importantes e são conseguidas em alimentos como legumes, verduras, frutas, germe ou farelo de trigo.

Os sais minerais e vitaminas são obtidos em carnes magras, leite, queijo, ovos, cereais integrais, legumes, verduras e frutas.

Lembre-se de beber líquidos em abundância, inclusive leite e suco de frutas e água, pois a amamentação dá muita sede.
Evite muito açúcar, farinhas refinadas e gordura animal, frituras e condimentos, assim como bebidas alcoólicas.
Converse com seu médico sobre a necessidade de suplementos vitamínicos, principalmente aqueles contendo ferro.

Sobre o peso depois do parto

Imediatamente após o parto, pela saída do recém-nascido (mais ou menos 3,5 kg), da placenta (mais ou menos 0,5 kg), do líquido amniótico e de sangue (mais ou menos 1 kg), ocorre uma diminuição em torno de 4,5 a 5,0 kg. Outros 1,5 a 2,0 kg adicionais serão perdidos nos próximos 10 dias pela eliminação do líquido retido no organismo ao longo da gravidez.

Sobre a higiene depois do parto

Quando começar a se sentir mais segura em permanecer em pé, sem se sentir mal, você poderá tomar banho, lavando inclusive os cabelos.

Você pode tomar banhos diários e não existem cuidados especiais para as mamas. Porém, é importante o uso de absorvente genital pós-parto, que devem ser trocados frequentemente.

Já os absorventes internos poderão ser utilizados logo que cicatrizar a região genital, ou seja, em torno de 2 semanas após o parto normal, ou 3 semanas após o parto com episiotomia.

Sobre os hábitos pós parto

Cigarros e drogas ilícitas são totalmente desaconselháveis neste período, principalmente se estiver amamentando. É importante organizar-se em uma rotina com tarefas que não dependam essencialmente de sua presença, assim você poderá dedicar-se mais ao recém-nascido.

Sobre dores e o útero no Pós Parto

Após o parto, o útero continua a se contrair. Isso é necessário para evitar o sangramento excessivo. Na maioria das vezes, estas contrações são indolores, mas algumas mulheres as percebem como cólicas, que podem ser intensas principalmente durante a amamentação. As dores abdominais originadas da operação cesariana ou as dores da episiotomia devem diminuir dia a dia, sendo perfeitamente controláveis pela utilização de analgésicos recomendados pelo obstetra, quando necessários.

Sobre medicamentos no pós parto

Medicamentos pode somente ser utilizados quando receitados pelo obstetra. As mulheres que amamentam devem ser muito cuidadosas com remédios, pois vários deles passam para o leite e podem prejudicar o bebê.

Corrimentos e Líquidos do Pós Parto

Lóquios é a secreção genital que ocorre após o parto. Nos primeiros dias é sanguinolenta, após 10 dias torna-se amarelada, diminui a quantidade e desaparece entre 6 a 8 semanas.

Sobre o corte da cirurgia

A episiotomia é o corte realizado na região genital com o objetivo de ampliar a passagem para o bebê. É costurado imediatamente após o parto com pontos que caem espontaneamente. Geralmente, não são necessários curativos locais ou outros cuidados além da higiene. Logo após o parto pode ser colocada uma bolsa de gelo no local para aliviar o desconforto.

Sobre urinar pós parto

A primeira micção pós-parto deve ocorrer espontaneamente em até 8 horas. As micções não devem ser dolorosas e nos primeiros dias o volume é maior devido à eliminação da água retida pelo organismo durante a gravidez.

Sobre a função intestinal no pós parto

Nos primeiros dias pode existir uma tendência a persistir a constipação intestinal que ocorre na gravidez. A evacuação também fica prejudicada pelo medo de dor na região anal, por isso a primeira evacuação após o parto pode demorar alguns dias, principalmente se foi realizada a lavagem intestinal antes do parto.

Na região anal, podem aparecer ou se agravarem as hemorróidas, necessitando de cuidados específicos.

Consulte sempre seu médico.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

3 comentários
  1. Posted by Amanda
  2. Posted by Mônica
  3. Posted by Mônica

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.