Tem possibilidade de engravidar menstruada?

Sabemos que o período fértil feminino fica mais ou menos no meio do ciclo menstrual, e é a época ideal para tentar engravidar ou então para evitar ter relações no caso de quem não quer engravidar. Mas e durante a menstruação? Existe a possibilidade de engravidar menstruada?

Gravidez e menstruação

Antes, vamos entender qual é a exata relação entre gravidez e menstruação. O sangramento mensal da menstruação ocorre dentro do ciclo menstrual, que quando é regular, é dividido em duas fases: a primeira fase ocorre entre o primeiro dia da menstruação e a ovulação, que é o tempo que o organismo se prepara para o chamado período fértil. Quando está pronto, o ovário produz e libera um hormônio - a foliculina ou estrogênio – chamado de hormônio da feminilidade, que produz os sintomas do período fértil.

Na segunda fase do ciclo menstrual feminino, que acontece depois da ovulação, um outro hormônio é fabricado: a progesterona. Ele ficará no organismo da mulher até que ocorra uma gravidez, e caso ela não aconteça, o nível da progesterona diminui até que ocorra a menstruação. A duração desta segunda parte é de, normalmente, 14 dias, mas pode ter entre 13 e 16 dias. Ou seja, a menstruação, esse sangramento mensal que temos, finaliza o ciclo anterior e inicia o próximo. Ou seja, em teoria, durante a menstruação, o corpo não está receptivo a uma gestação. Quais as chances de engravidar menstruada então?

Tem possibilidade de engravidar menstruada?

Tem possibilidade de engravidar menstruada?

Existe possibilidade de engravidar menstruada?

Se a menstruação encerra e reinicia o ciclo, e por isso seria a fase menos fértil da mulher por assim dizer, tem possibilidade de engravidar menstruada? Se uma relação desprotegida acontecer nesse período, uma gestação pode acontecer?

É possível, porém menos frequente que a fecundação ocorrida em outros momentos do ciclo.

Quais as chances de engravidar menstruada?

A possibilidade de engravidar menstruada é menor, mas não inexistente. Principalmente entre as mulheres que possuem o ciclo irregular os riscos de engravidar existem nesse período, pois no caso delas não se sabe com exatidão quando ocorre a ovulação.

Um óvulo consegue sobreviver na trompa por cerca de 24 horas depois de ter sido liberado pelo ovário, ou seja, só é possível engravidar se um espermatozoide estiver na região neste período. Se o óvulo não for fertilizado, ele se desmancha junto com a parede uterina durante a menstruação. Porém, a variação dos ciclos de uma mulher para outra interfere nisso.

Portanto, caso queira evitar uma gestação não planejada, e também para se proteger de DST´s diversas, sempre previna-se utilizando preservativos nas suas relações, mesmo durante a menstruação.

5 comentários
  1. Posted by fabiana do santos lacerda
  2. Posted by Andeirle
  3. Posted by karoll
  4. Posted by joyce
  5. Posted by carol

Deixe um comentário