Pré-natal para homens

A idéia de um pré-natal masculino pode parecer um tanto estranha, na mesma hora remetemos à imagem de um homem grávido, já explorado na ficção de filmes de Hollywood e até em bizarras experiências científicas.

Mas calma, quando falamos aqui no site sobre pré-natal masculino, estamos nos referindo ao incentivo do Ministério da Saúde para estimular os futuros pais a fazer uma checagem geral enquanto suas parceiras fazem o tradicional pré-natal.

A ideia do pré-natal masculino acontece em paralelamente às ações de incentivo ao aumento da quantidade de procedimentos urológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) – como exames e cirurgias de próstata, vasectomia e fimose – ou seja – os profissionais de saúde podem se aproveitar deste momento em que o homem está mais sensível, nas vésperas da paternidade, para incentivá-lo não só a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira, mas também a realizarem exames preventivos com o princípio de que o homem precisa se cuidar para poder cuidar da família.

A partir daí, algumas interessantes iniciativas começaram a pipocar em benefício da saúde masculina, assim os machos poderão cuidar melhor de sua prole.

Por exemplo, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, profissionais do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina da USP incentivam os futuros pais a realizarem exames para diagnóstico precoce e tratamento de doenças que podem afetar a saúde da mulher e, por consequência, a do bebê.

Em Várzea Paulista, também no interior do estado, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve um programa assim, porém com o plus da realização de oficinas para os homens aprenderem a cuidar do bebê. Estratégia que foi adotada por Campinas.

São José do Rio Preto, outra cidade do interior paulista, foi além: o “pré-natal masculino” está agora previsto em lei municipal.

Já no Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde promove a “Unidade de Saúde Parceira do Pai”, que é um conjunto de ações feitas em parceria com os médicos da rede pública, para que eles estimulem os futuros pais a cuidarem da saúde.

Está provado e aprovado! Pré-Natal é coisa de Macho!

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.