Primeiro mês de gravidez

O que acontece no primeiro mês de gravidez? Como funciona o corpo da mulher nesse período?

Uma enorme transformação silenciosa ocorre no corpo da mulher durante as quatro primeiras semanas de gestação. Sem a mulher se dar conta, seu corpo se prepara a cada minuto para receber um bebê durante os próximos 9 meses. Saiba aqui um pouco dessa revolução física e mágica do corpo humano feminino.

Gravidez primeiro mês

O 1º mês de gravidez é composto por 4 semanas. Entenda como funciona cada uma delas.

Semana 1 gravidez

Chamada de semana 1, é considerada a primeira semana de gravidez, que se inicia logo que ocorre a ovulação, 14 dias antes da próxima menstruação. Como normalmente não é possível saber com exatidão o dia da concepção, utiliza-se o primeiro dia de sua última menstruação como referência.

Primeiro mês de gravidez

O que acontece nas primeiras 4 semanas de gravidez?

É muito importante planejar a gravidez se possível, pois tanto o período pré-gravidez quanto essa primeira semana são essenciais na formação do feto. Antes de engravidar, procure ingerir boa quantidade de ácido fólico, e mantenha essa ingestão no primeiro trimestre da gravidez. Isso contribui para o fechamento do tubo neural do bebê e previne contra a anemia macrocítica. Você encontra o ácido fólico em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, etc, além de medicamentos que contém a substância. Converse com seu médico.

Semana 2 gravidez

A fecundação já é uma realidade, o óvulo encontrou com o espermatozóide no final da segunda semana. As futuras características físicas do bebê são definidas, como cor dos olhos e cabelo, estatura, e também se será menino ou menina. O óvulo passa a se chamar ovo ou zigoto e dá início a um processo de divisão de células.

Semana 3 gravidez

O ovo se implanta no revestimento do útero. Nesse momento pode acontecer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez. A placenta começa a ser formada, ela alimentará o bebê enquanto ele estiver no útero materno, e chegará a pesar 400g ao final da gestação. Os sintomas de gravidez ainda não apareceram.

Semana 4 gravidez

A menstruação não veio, o que faz a mulher desconfiar que está grávida. Os primeiros sintomas de gravidez aparecem: dores e inchaço nos seios,  escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas.

O ovo, com pouco mais de 1mm, começa a se dividir em três tecidos que darão origem à órgãos, esqueletos e demais partes do corpo do bebê. A placenta continua se desenvolvendo, e está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas de nutrientes com o sangue materno.

25 comentários
  1. Posted by anaclaudia
  2. Posted by anaclaudia
  3. Posted by jacqueline
  4. Posted by Luana Oliveira
  5. Posted by jaqueline
  6. Posted by luana
  7. Posted by Lia
  8. Posted by maria
  9. Posted by Bruna Oliveira Bruniszaki
  10. Posted by linghel
  11. Posted by valciane
  12. Posted by [email protected]
  13. Posted by elenice
  14. Posted by Naty
  15. Posted by viviane
  16. Posted by rose
  17. Posted by edina lucia dos anjos
  18. Posted by andreia
  19. Posted by Ana
  20. Posted by bárbara
  21. Posted by Lyzy
  22. Posted by flavia martiis
  23. Posted by flavia martiis
  24. Posted by tatyane
  25. Posted by celeste irene nogueira francisco

Deixe um comentário