Quantos dias a menstruação pode atrasar?

É bastante comum que, pelo menos uma vez na nossa vida, a menstruação atrase. Os motivos são diversos, a quantidade de dias também, e é aí que surgem as perguntas: quantos dias a menstruação pode atrasar? Devo me preocupar se a menstruação atrasar um dia? Se não for gravidez, o que faz a menstruação atrasar? O atraso na menstruação significa algo grave?

Muitas dúvidas, não é mesmo? Mas, calma: vamos explicar direitinho para você as causas do atraso menstrual e o que ele pode significar.

Menstruação atrasada, o que pode ser?

Após um mês em que você teve relação, mas se protegeu com o uso de pílula anticoncepcional ou preservativo, aconteceu uma situação que não é comum: menstruação 2 dias atrasada. E agora? É gravidez? Não é? O que pode estar havendo?

Essa situação hipotética é mais comum do que imaginamos, e pode ter muitas causas. Nem sempre atraso menstrual é gravidez, apesar desse ser um dos sintomas mais clássicos da gestação. A menstruação pode atrasar por outros motivos também.

Quantos dias a menstruação pode atrasar?

Quantos dias a menstruação pode atrasar?

Quantos dias a menstruação pode atrasar?

Não há exatamente uma quantidade de dias que a menstruação pode atrasar. No entanto, se esse é o primeiro atraso, ou se você passou recentemente por alguma situação de estresse ou tensão, ou tem dormido mal ou se alimentado mal, considere aguardar ao menos por volta de uma semana. Após esse período, se ela não descer, procure seu médico.

Menstruação atrasada

Se não é gravidez, o que então pode causar atraso na menstruação então? Quanto tempo a menstruação pode atrasar? Quando o ciclo fica irregular a gente já começa a pensar que tem algo muito errado acontecendo no nosso organismo ou no nosso aparelho reprodutor. O atraso menstrual pode sim ser sintoma de algo errado, mas em muitas vezes ele não é sinal de nada grave. Sabia que um momento de nervosismo ou de tristeza mais profunda pode causar atraso na menstruação? Pois é! Muitas vezes o atraso nada mais é que nosso corpo "reclamando" de situações emocionais que nos abalaram de alguma forma e acabaram por interferir no ciclo.

É normal a menstruação atrasar?

Não é normal a menstruação atrasar, porém, como falamos anteriormente, nem sempre o atraso é sinal de algo mais sério ou grave. Menstruação descer atrasada pode ser resultado de problemas emocionais, cansaço, uso de pílula, e tantas e tantas outras causas. Acredita que até quando exageramos um pouco mais nas bebidas alcoólicas ou no cigarro, pode acontecer um atraso menstrual? É, o corpo da mulher tem um mecanismo muito complexo e delicado...

Quantos dias a menstruação pode atrasar?

Saiba quais são os motivos do atraso menstrual

Porque a menstruação atrasa?

Muitos fatores podem causar o atraso no ciclo menstrual. Sua menstruação não desceu ainda, você não teve relações, mas passou situações de muito estresse no mês anterior? Essa pode ser uma das causas.

As causas mais comuns de atraso menstrual são:

- Tensão

- Nervosismo

- Traumas

- Ansiedade

- Problemas psicológicos

- Gravidez

- Perda ou ganho excessivo de peso

- Excesso de exercícios físicos

- Carência de vitaminas

- Má alimentação

- Excesso de cafeína, álcool, drogas e cigarros

- Disfunções uterinas

- Ovários policísticos

- Menopausa

Menstruação atrasada o que fazer

Já sabemos porque a menstruação atrasa, ou ao menos as causas mais comuns do atraso. Mas então, se ela atrasar, o que devemos fazer? Em primeiro lugar, espere alguns dias, pois se a causa for emocional, ela virá em algum momento. Porém, se no mês seguinte a situação se repetir, ou se você desconfia de uma gravidez, procure seu ginecologista. Apenas um médico poderá dizer se você está mesmo grávida, e indicará exames e cuidados de pré-natal. Se não for gravidez, ele fará uma investigação médica para avaliar se há algum problema hormonal ou alguma outra disfunção.

8 comentários
  1. Posted by camila
  2. Posted by rhayzza fernanda scatolin
  3. Posted by erlane thalia dos santos maia
  4. Posted by Michelle
  5. Posted by NELSILIA BARBOSA NERY
  6. Posted by Miriã
  7. Posted by Ana paula
  8. Posted by Ana paula

Deixe um comentário