Seios doloridos o que pode ser?

Os seios femininos são órgãos repletos de terminações nervosas, músculos, glândulas. Por conta disso, muitas vezes durante a nossa vida sentimos os seios doloridos, e nem sempre sabemos quais as razões dessa sensibilidade nas mamas. Afinal, o que pode causar as dores nos seios e o que devemos fazer para aliviar esse sintoma?

Seios Inchados e Doloridos

O seio dolorido é sinal de alguma doença grave? Todas as mulheres sentem dor no seio alguma vez na vida? E o inchaço na mama, acontece por que?

Seios doloridos podem ser sinal de algumas situações no organismo da mulher

Seios doloridos podem ser sinal de algumas situações no organismo da mulher

Como a região das mamas é muito delicada, é comum a maioria das mulheres sentir algum tipo de dor ou mesmo um pequeno incômodo ou inchaço nas mamas em algum momento de suas vidas. As causas são várias, e quase sempre não significam nada tão grave.

O que causa Seios Doloridos?

Gravidez, sutiã apertado ou inadequado ao formato e tamanho das mamas, TPM, ovulação, uso de anticoncepcional, uso de pílula do dia seguinte, retenção de líquidos, flutuação hormonal e amamentação costumam ser as principais causas benignas dos seios doloridos.

Seios Doloridos durante a Ovulação

Qual a relação entre ovulação e dor no seio? A mastalgia ou dor na mama pode acometer algumas mulheres no período da ovulação, por conta das alterações hormonais do período. Nesse caso, as mamas ficam maiores, mais endurecidas e bem sensíveis. Esses sintomas podem se prolongar até que a menstruação desça.

Seios Doloridos e Gravidez

Os seios doloridos e inchados são alguns dos primeiros sintomas da gravidez.

Isso acontece por que o corpo está se preparando para os meses de gestação que estão por vir e produzindo uma quantidade maior de hormônios. Isso aumenta a circulação de sangue e modifica o tecido dos seios, que podem ficar inchados, doloridos e extremamente sensíveis ao toque. A partir do segundo trimestre da gestação, o nível de hormônios se estabiliza e o corpo se acostuma à presença eles. Os seios podem continuar sensíveis, só que em menor intensidade.

Seios doloridos: quais são as causas?

Seios doloridos: quais são as causas?

Seios Doloridos durante a Menstruação

Seios doloridos e menstruação são aquele famoso combo mensal que muitas mulheres tem que enfrentar. Tanto na TPM como no período menstrual em geral, os seios ficam mais sensíveis e doloridos por conta da grande oscilação hormonal do ciclo menstrual.

Durante a ovulação, os níveis de estrogênio e progesterona sobem e descem, e são os culpados da sensibilidade nos seios, dores de cabeça, alteração de humor, desejos por comida e cólicas. Para ajudar a evitar sentir os seios muito doloridos nessa época, beba muita água para evitar a retenção de líquidos, que pode agravar o problema. Se a dor for muito intensa e duradoura, consulte seu ginecologista.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

69 comentários
  1. Sinto fortes dores nos seios que ficam inchados e quentes parecendo uma febre.Não estou grávida,inclusive estou me preparando pra uma histerectomia .Tenho 42 anos ,posso estar com gravidez psicológica já que meu sonho era gerar uma criança? .Não est
  2. Fernanda
  3. brenda
  4. cleonice
  5. helena costa
  6. Tânia Patrícia
  7. PAULA
  8. Maria
  9. vanusa
  10. thais
  11. Girlene
  12. janete
  13. Lya
  14. edna
  15. Jessica
  16. Aila
  17. dri
  18. Ane
  19. Ane
  20. Biatriz Pereira
  21. Marenilda
  22. viviane
  23. marines
  24. angela
  25. Denize Zanolla
  26. ANALINE SANTOS
  27. talita da silva
  28. Taíse Azevedo
  29. silvana
  30. josi
  31. LAyza
  32. Clara
  33. Clara
  34. ana
  35. TAC
  36. Aline
  37. Ana
  38. Madu
  39. Andréa Lopes
  40. juliana vibo
  41. keliane
  42. francisca
  43. Geicy
  44. jéssica de vargas
  45. Daiane
  46. lili
  47. carla
  48. Tainá
  49. may
  50. Marcos Brito
  51. Malena Rodrigues
  52. Mari
  53. maria do carmo da Silva santos
  54. Ana Paula
  55. gabriela soares da silva
  56. Maria
  57. Marcela Celinha
  58. Marcela Celinha
  59. marinete Santos almeida
  60. Kamila
  61. solange
  62. Luciene
  63. Marta
  64. Kesya
  65. Luci Almeida
  66. Karina
  67. Flávia
  68. Poliana
  69. fabiana

Deixe um comentário