Sintomas da Gravidez e TPM – Quais as diferenças?

A menstruação atrasa, os sintomas surgem e você acha que está grávida. Acontece bastante, já que a ausência da menstruação é um dos indicadores de uma possível gravidez. Além do mais, vários sintomas da TPM são bastante parecidos com o de uma gravidez, mas criar alarde antes de uma confirmação pode ser um erro que gera apenas ansiedade. Mas como diferenciar gravidez de tpm?

O correto é procurar o seu médico, que solicitará um exame de sangue chamado Beta Hcg para ter uma confirmação se há de fato a gravidez. Lembre-se que os testes de gravidez caseiros e de farmácia só são eficazes após um mês de concretizada a gravidez, e tem margem de erro.

Entenda a diferença entre sintomas de TPM e gravidez.

Sintomas da TPM

A Síndrome da Tensão Pré-Menstrual, mais conhecida como TPM, pode causar até 150 sintomas conhecidos nas mulheres, em maior ou menor grau. Sintomas emocionais como depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos estão presentes na TPM, assim como ansiedade, tensão, nervosismo, excitação, dores musculares, dores de cabeça... O tratamento depende da severidade dos sintomas e pode incluir modificações alimentares, terapia psicológica e tratamentos medicamentosos.

Os sintomas da TPM podem ser confundidos com os da gravidez?

A mulher com TPM também sente carência, tristeza inesperada, chora facilmente e sente-se rejeitada. Subitamente a mulher que sofre de TPM é acometida por sintomas emocionais, como raiva ou irritabilidade persistente e aumento do sentimento envolvendo conflitos interpessoais. Além disso também pode haver ausência de interesse pelas atividades habituais, dificuldade de concentração, cansaço físico, fadiga, alteração do apetite, distúrbios do sono, sensação de estar fora do próprio controle, inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada, dor de cabeça, dores musculares, alteração (para mais e para menos) no peso e sensação de inchaço.

Para ser considerada doença, e, portanto, sujeita a tratamento, é importante que esses sintomas da TPM de fato interfiram de forma importante nas atividades habituais da mulher e que ocorram na fase pré-menstrual.

Sintomas de gravidez

Já quando a mulher está realmente grávida, acontece no corpo uma série de transformações para preparar o organismo da mãe para receber e desenvolver o novo bebê.

Ausência da menstruação é o principal sintoma de gravidez, e que não pode ser confundido com TPM. Enjôos e vômitos, sensibilidade e inchaço nas mamas, hiperpigmentação das aréolas e fadiga também são sintomas de gestação, e por sua vez podem - dependendo da intensidade - ser confundidos com os sintomas da TPM. Outros sintomas comum de gravidez são sangramento, necessidade constante de urinar, aparição de estrias no abdômen, nádegas e seios, dificuldades respiratórias, aceleração dos batimentos cardíacos, azia e câimbras.

Ao sentir algum desses sintomas e sentir que algo pode estar diferente, procure seu médico. Só ele pode detectar o que de fato está havendo e verificar se existe uma gravidez em curso.

35 comentários
  1. Posted by nayara
  2. Posted by nayara
  3. Posted by Laine
  4. Posted by li
  5. Posted by ESTER
  6. Posted by nay
  7. Posted by bruna
  8. Posted by bruna
  9. Posted by Fabiana
  10. Posted by Fabiana
  11. Posted by miliane
  12. Posted by michelle
  13. Posted by heilla
  14. Posted by heilla
  15. Posted by stefany
  16. Posted by tatiana
  17. Posted by Andressa
  18. Posted by Regiane
  19. Posted by luciene
  20. Posted by milene medeiros
  21. Posted by viviane
  22. Posted by mayara
  23. Posted by Bruna Carolina
  24. Posted by Meriellen
  25. Posted by Cristina
  26. Posted by Cristina
  27. Posted by raquel
  28. Posted by kelly
  29. Posted by Renata
  30. Posted by Lara
  31. Posted by magahla
  32. Posted by Fernanda
  33. Posted by tatyane
  34. Posted by juliana
  35. Posted by Evilane

Deixe um comentário