Sintomas da Menstruação

Entender as reações do próprio corpo é conectar-se consigo mesma, compreendendo cada vez mais e melhor o poder dos processos do corpo feminino, como a maternidade ou a menopausa, por exemplo. Entre essas reações, estão os sintomas da menstruação, que variam conforme cada fase e momento da vida e que se apresentam de diversas formas em cada mulher.

Seja na aproximação, no atraso ou na irregularidade do ciclo, saiba como identificar os sintomas menstruais.

Sintomas da Menstruação Chegando

Os sintomas da menstruação variam muito de mulher para mulher. Estima-se que existam mais de 150 sintomas conhecidos da TPM (tensão pré-menstrual), e estudos recentes feitos pela Universidade de Campinas (Unicamp) descobriram que essa condição afeta ou já afetou pelo menos 80% das brasileiras.

As mulheres podem apresentar sintomas físicos ou emocionais, ou em casos mais impactantes na rotina, os dois juntos. Entre o total de sintomas conhecidos, existem alguns que se repetem com muita frequência em diversos grupos de mulheres, e que sinalizam a proximidade da menstruação: a ansiedade, que causa oscilações emocionais, irritação, emoções afloradas, tristeza; o inchaço ou retenção hídrica, que causa dores nos seios, além de aumento temporário de peso por conta do inchaço corporal, que tende a desaparecer logo que a menstruação desce; compulsão por doces; cansaço e fadiga; dores de cabeça; cólica uterina.

sintomas_da_menstruação

Sintomas da Menstruação Atrasada

Em casos de atraso, os sintomas da menstruação podem ser bem visíveis e reconhecidos facilmente. O primeiro deles é, como o próprio caso indica, o atraso em dias. Quando a mulher tem um ciclo regular e consegue calcular aproximadamente o dia da menstruação, ou mesmo para quem toma pílula e tem o ciclo exato, dois ou mais dias de atraso podem deixar dúvidas sobre o que pode estar acontecendo. Se o atraso persistir por mais de dois dias, ou se ele começar a se repetir por meses seguidos, não deixe de procurar o seu médico para saber qual o motivo dessas alterações.

Sintomas da Menstruação Irregular

Assim como no caso do atraso no ciclo, os sintomas da menstruação irregular podem ser facilmente perceptíveis, justamente por conta da presença ou não do sangramento nos dias em que ele é esperado. Atrasou, adiantou, desceu mais de uma vez no mês ou está sangrando além da conta? Procure seu médico o mais breve possível!

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

1 comentário
  1. Posted by MICHELLI

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.