Sintomas de gravidez psicológica

Enjoos, tontura, barriga crescendo... Seriam sinais de gravidez clássicos, mas também podem ser sintomas de gravidez psicológica.

A gravidez psicológica pode afetar mulheres de qualquer idade durante sua "vida fértil", ou seja, da primeira menstruação à menopausa. As causas são variadas e os sintomas podem indicar um desequilíbrio emocional bastante sério na mulher.

Como identificar uma gravidez psicológica

A gravidez psicológica ou pseudogestação pode acontecer quando a mulher tem muito receio de engravidar ou, ao contrário, possui um forte desejo de ter um filho. Ela apresenta os mesmos sintomas de uma gravidez comum, e pode demorar um pouco até ser detectada.

Quando a gravidez psicológica é identificada, por meio de exames específicos, a mulher não costuma aceitar tão facilmente essa condição. E isso acontece não por ela querer manter a situação, e sim por que de fato ela acredita que está esperando um bebê, mesmo que provas clínicas demonstrem justamente o contrário. É um momento difícil, em que é necessário muito amor e compreensão.

Sintomas de gravidez psicológica

Quais são os sintomas da gravidez psicológica?

Sintomas de gravidez psicológica

Os sintomas de gravidez psicológica são muito semelhantes aos de uma gravidez real. Isso acontece por conta do estímulo psicológico do hipotálamo e da hipófise, regiões do cérebro que geram um aumento de prolactina no sistema endócrino da mulher, resultando no aparecimento dos sintomas de uma gravidez verdadeira, porém sem a presença do bebê. Além disso, algumas mulheres chegam a "sentir" o movimento do bebê na barriga, o que na verdade é causado por contrações musculares desencadeadas pela ação de hormônios.

Os sintomas de gravidez psicológica são:

- enjoos

- tonturas

- menstruação atrasada

- dores e inchaço nas mamas

- produção de leite materno

- crescimento da barriga

Diferenças de sintomas de gravidez e gravidez psicológica

Como é possível descobrir que a gravidez não é real? Nem sempre os exames laboratoriais, ou seja, o exame de sangue ou BHCG apresentam resultados negativos em uma gravidez psicológica, ou seja, o organismo responde aos exames como se realmente estivesse abrigando uma gravidez, inclusive com os sintomas muito similares a uma gestação real. O único exame que consegue detectar se a gravidez é verdadeira ou não é a ultrassonografia, que consegue confirmar ou descartar por meio das imagens se há ou não um bebê dentro do útero da mulher.

Sintomas de gravidez psicológica

A gravidez psicológica pode demorar para ser detectada

Gravidez psicológica como tratar

Como tratar a gravidez psicológica de maneira adequada? Quando a gravidez falsa é detectada, é preciso ter muita delicadeza e cuidado ao lidar com a paciente. Ela deve ser acolhida com carinho e amor pela família e pelos amigos nesse momento tão difícil.

A psicoterapia é o tratamento mais recomendado tanto após a descoberta da gravidez psicológica quanto posteriormente, para que o terapeuta possa descobrir e  avaliar quais foram os fatores que desencadearam a gestação psicológica.

Além disso, o tratamento baseado na dosagem de hormônios e medicamentos também pode ser administrado, conforme os sintomas desenvolvidos.

13 comentários
  1. Posted by Josilene
  2. Posted by Jaciara sais
  3. Posted by tereza
  4. Posted by nanna
  5. Posted by erlane thalia dos santos maia
  6. Posted by katia lion
  7. Posted by Natalia Carneiro
  8. Posted by tereza
  9. Posted by Daniela Pereira
  10. Posted by CAMILA
  11. Posted by Silvana
  12. Posted by luana
  13. Posted by yasmin

Deixe um comentário