Sintomas do HPV

O HPV ou papilomavírus humano, contraído principalmente por meio das relações íntimas, pode ou não apresentar sintomas.  Algumas pessoas contraem o vírus e demoram a saber - ou nunca ficam sabendo - que o portam ou portaram HPV. Porém quando aparecem, os sintomas do HPV apresentam características próprias que devem ser cuidadosamente analisadas para que o tratamento seja efetivo.

Quais são os sintomas do HPV?

O HPV pode causar o aparecimento de verrugas cutâneas na área dos lábios e boca, podendo inclusive atingir as cordas vocais, e também na região genital e anal. As verrugas genitais precisam receber atenção bastante especial, pois podem ocasionar o aparecimento de tumores considerados malignos, principalmente no colo do útero e no pênis. Portanto, o aparecimento de verrugas é o principal sintoma perceptível do HPV.

Sintomas do HPV

Saiba quais são os sintomas do HPV em homens e mulheres

Sintomas do HPV no homem

Os sintomas do HPV no homem aparecem mais facilmente, por assim, por conta da anatomia do corpo masculino. As características dos genitais masculinos permitem que as verrugas, sintomas do HPV, sejam mais facilmente avistadas a olho nu.

As verrugas genitais possuem aspecto similar ao de "couve-flor", espalhando-se na pele e pelas mucosas. Em alguns casos os sintomas são discretos, e só podem ser detectados por meio de exames específicos para o HPV. Quando os sintomas são mais proeminentes e visíveis, eles podem se multiplicar mais rápido e atacar as regiões vizinhas.

Sintomas do HPV na mulher

Já na mulher os sintomas do HPV podem demorar um pouco mais para serem notados, também por conta da anatomia feminina, que tem a estrutura menos aparente que no homem.

Na área íntima feminina as lesões podem espalhar-se sem serem notadas e chegar até o colo do útero. No caso das mulheres, muitas vezes as alterações só são detectadas por meio de exames específicos, como o papanicolaou, o exame colposcópico, a hibridização in situ e a captura híbrida. Há a possibilidade do HPV ser eliminado de forma espontânea, sem que a pessoa saiba que esteve infectada pelo vírus.

Sintomas do HPV

Os sintomas do HPV podem atingir regiões como a boca

Sintomas do HPV na boca

As lesões decorrentes do papilomavírus também podem aparecer sob a forma de sintomas do HPV na boca e até na garganta. Nestes casos, pode ter havido a transmissão por meio do sexo oral.

Tem se notado um aumento do câncer de garganta entre pessoas jovens nos últimos anos, e tais casos estão, em grande parte, relacionados à presença do papilomavírus. Estudos médicos indicam que até 60% dos casos da doença estejam ligados ao HPV.

Tratamento dos sintomas do HPV

E como devem ser feito o tratamento dos sintomas do HPV? Os tratamentos indicados para as lesões - visíveis ou não - do HPV são diversos e devem ser indicados caso a caso. Para que as verrugas sejam eliminadas, geralmente utiliza-se a cauterização (química ou elétrica). Também podem ser utilizados cremes tópicos e medicamentos imunomoduladores.

3 comentários
  1. Posted by marcella fernanda
  2. Posted by Sergio paulo marcelino pereira
  3. Posted by diego pereira

Deixe um comentário