Tabela menstrual

Acompanhar corretamente o ciclo menstrual ajuda a mulher em diversos aspectos. Nesse caso, o uso da tabela menstrual é primordial. Com a tabela, a mulher tem controle da duração média do seu ciclo, datas de início e final da menstruação, controle do período fértil, e informações do tipo, que podem ser úteis para engravidar, evitar uma gravidez, informar o ginecologista, entre outras situações.

Tabela ciclo menstrual

A tabelinha menstrual tem um nome científico. Chamada de método rítmico, ou método de Ogino-Knaus, a tabelinha permite estimar a data da ovulação feminina se baseando em cálculos. Ela é frequentemente utilizada frequentemente como método contraceptivo, ou seja, primordialmente a tabela menstrual é usada para ajudar a evitar uma gravidez não planejada, mas justamente por isso também pode auxiliar a mulher a aumentar as chances de engravidar.

A tabela menstrual ajuda a mulher a conhecer o próprio corpo

A tabela menstrual ajuda a mulher a conhecer o próprio corpo

Tabela do ciclo menstrual feminino

Muitas mulheres consideram o uso da tabela menstrual um pouco complicado, mas é muito mais simples do que parece, sobretudo para quem possui o ciclo regular. Para entender como funciona a tabelinha, observa-se a duração dos últimos ciclos menstruais. Se eles forem regulares, ou seja, não tiverem muitos dias de diferença entre um e outro, anota-se em uma agenda ou em um calendário o número de dias do maior e do menor ciclo desse período observado, que pode ser de quatro a seis meses. Com essas datas, fica mais fácil encontrar a média da metade dos ciclos, e fazer os cálculos desejados.

Tabela menstrual período fértil

A tabela menstrual também é muito utilizada para definir o período fértil da mulher, o que pode ajudar a ter ou evitar uma gravidez, conforme a vontade individual de cada uma. A tabela baseia-se no período fértil da mulher, e o período fértil por sua vez é calculado com base no ciclo menstrual. O primeiro dia da menstruação é conhecido como o primeiro dia do ciclo menstrual, e o último dia antes da menstruação seguinte é o último dia do ciclo.

Utilizar um calendário ajuda na elaboração da tabela

Utilizar um calendário ajuda na elaboração da tabela

Na chamada fase folicular, que se inicia em média no quinto dia após o início da menstruação, o revestimento do útero fica mais grosso, e os folículos no ovário começam a se desenvolver sob a influência de hormônios. Depois de alguns dias um ou dois desses folículos passam a ser dominantes, e os demais folículos morrem. O folículo dominante libera um ovo, e então inicia-se o período de ovulação, ou o chamado período fértil, que é a época do mês em que as mulheres tem as chances de engravidar aumentadas.

Tabela ciclo menstrual online

Se inicialmente você se sentir confusa com a utilização da tabela menstrual, diversos sites na Internet oferecem tabelinhas online, bastando colocar a data da sua menstruação e pronto! Porém, até mesmo para ter mais intimidade e controle do seu ciclo, é importante que você mesma faça os cálculos, mesmo que no início pareça um pouco mais complicado. Dessa forma, você poderá saber melhor como funciona o seu corpo!

2 comentários
  1. Posted by silvana
  2. Posted by joana

Deixe um comentário