Tabelinha para Engravidar

Um método antigo e muito utilizado pelas mulheres ao longo dos anos, a tabelinha para engravidar pode dar uma mãozinha na hora de tentar conceber um bebê. Mas apesar de muito conhecido, esse método ainda deixa algumas mulheres um pouco atrapalhadas na hora de utilizá-lo. Quer aprender direitinho como usar a tabelinha a seu favor? Nós explicamos!

Tabelinha para Engravidar

O método rítmico, ou método de Ogino-Knaus, mais conhecido como tabelinha, é um processo contraceptivo que consiste em estimar a data da ovulação se baseando em cálculos. É usado desde a antiguidade, sendo aperfeiçoado em 1930 e finalmente utilizado como conhecemos hoje a partir de 1999.

Como Funciona a Tabelinha

Para prever qual será o dia da ovulação e entender como funciona a tabelinha para engravidar, observa-se a duração dos últimos ciclos menstruais. Se eles forem regulares, ou seja, não tiverem muitos dias de diferença entre um e outro, anotamos o número de dias do maior e do menor ciclo. Do número de dias do menor ciclo, diminuem-se 14 dias. Do número de dias do maior ciclo, diminuem-se 11 dias. O espaço de dias compreendido entre esses dois números é o período fértil. Parece complicado, não é? Mas na verdade é um pouco mais simples do que parece.

Tabelinha para Engravidar

Aprenda a utilizar a tabelinha a seu favor

Método da Tabelinha

A ovulação nas mulheres ocorre geralmente 14 dias antes da menstruação e não no 14° dia do ciclo, Por exemplo: em mulheres com ciclos com mais de 28 dias de duração, a ovulação pode ocorrer após a metade do ciclo, e em mulheres com ciclo menor que 28 dias, a ovulação ocorreria antes da metade do ciclo.

Tabelinha Período Fértil

A tabelinha para engravidar baseia-se no período fértil da mulher para ajudar ou evitar uma gravidez, e o período fértil é calculado baseado no ciclo menstrual. O primeiro dia da menstruação é conhecido como o primeiro dia do ciclo, e o último dia antes da menstruação seguinte é o último dia do ciclo. Na fase folicular, que se inicia em média no quinto dia após o início da menstruação, o revestimento do útero fica mais grosso. Os folículos no ovário começam a se desenvolver sob a influência de hormônios e depois de vários dias um ou dois desses folículos passam a ser dominantes, e os demais folículos morrem. O folículo dominante libera um ovo, e então inicia-se o período de ovulação, ou o período fértil. 

Tabelinha Menstrual

Para usar a tabelinha para engravidar, conte os dias entre o seu primeiro dia de menstruação (início do ciclo) e o dia anterior ao início da menstruação seguinte (último dia do ciclo). O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual, que pode ser de 26, 28 ou 32 dias, em média. Se o seu ciclo não for assim, ele é considerado irregular, e a tabelinha certamente falhará. No dia em que menstruar, faça o seguinte cálculo: se o seu ciclo for de 28 dias e você menstruar no dia 15 de maio, o seu dia fértil será no 14º dia contado a partir do dia 15 de maio, ou seja, dia 29 de maio.

Tabelinha para Engravidar

Está tentando engravidar? A tabelinha pode ajudar

Tabelinha da Ovulação

Fora do período fértil, a tabelinha da ovulação mostra os dias em que as chances de engravidar são menores. Importante lembrar que a tabelinha para engravidar não previne a transmissão de doenças, então fique sempre ligada nisso!

Tabelinha como Funciona

Como a grande maioria dos ciclos menstruais normalizados variam entre 28 e 32 dias, do 14º ao 16º dia são os dias mais férteis. Sabendo disso, capriche nesses dias! Fique mais tempo junto ao seu parceiro, explique para ele a tabelinha como funciona, tente manter a tranquilidade, controlar a ansiedade, e torça para que dê certo neste mês. Se não der, não desista!

Tabelinha Funciona

A tabelinha para engravidar tem mais possibilidades de funcionar para quem deseja engravidar do que para quem deseja evitar a gravidez. Como método contraceptivo, ela é arriscada, afinal as mulheres também podem engravidar fora do período fértil dependendo do organismo de cada uma, individualmente. A tabelinha funciona em muitos casos para quem deseja engravidar, mas conseguir realizar o sonho de ser mãe depende de diversos outros fatores também. Se você sente que está tendo dificuldade para engravidar, procure um médico, converse com ele, peça exames, verifique se está tudo bem com a sua saúde e a saúde do seu parceiro, e continue tentando. O importante é não desistir!

4 comentários
  1. Posted by vanessa
  2. Posted by Luciene
  3. Posted by Katia Santana
  4. Posted by Renata Actis

Deixe um comentário