Terapias alternativas para mulheres grávidas

 

Parece difícil, mas manter o controle na gravidez é possível e só traz benefícios para a mamãe e o bebê. 

Geralmente as mulheres ficam na defensiva durante a gravidez. Isso porque, como todo ser vivo que procria, a mamãe desenvolve um instinto materno protetor nessa faze, que a faz ver o mundo como um perigo real a si e a sua cria. Isso gera as conhecidas ações emocionais fortes nas mulheres gravidas.

Mas somos humanos e, como tal, capazes de controlar nossos instintos primários para viver em harmonia. Se o nosso corpo e a nossa mente estão em equilíbrio, isso vai se refletir na pele, nos cabelos, na expressão facial e, logicamente, no humor. Leia o artigo e entenda alguns recursos que ajudarão você a harmonizar e deixá-la mais bonita durante a gravidez.

Quando ocorre o turbilhão de hormônios e transformações da gestação, manter o equilíbrio parece distante. As vezes é preciso recorrer à terapias para alcançar a beleza por meio do bem-estar. Mesmo que a gestante esteja no fim da gravidez, terapias alternativas ainda poderão beneficiá-la. Conheça as técnicas e fale com seu médico para conferir qual mais se enquadra nas suas necessidades.

Drenagem linfática

Drenagem linfática é uma massagem feita com movimentos suaves, que ajudam a circulação linfática e de retorno, que é a subida do sangue através dos membros. Ela oferece benefícios como a ativação da circulação sanguínea e ajuda a eliminar toxinas enquanto drena o acúmulo de líquido. A drenagem linfática é muito aplicada no combate à celulite e é eficaz quando o objetivo é reduzir medidas e melhorar o aspecto da pele, cabelos e unhas. A drenagem linfática  pode ser feita até o nono mês. É muito relaxante e traz benefícios também ao bebê.

As limitações com a drenagem linfática devem ser observadas quando a gestante está com menos de quatro meses de gravidez, ou seja, a drenagem linfática só deve ser realizada após o quarto mês de gestação - com autorização médica - e através de profissionais especializados em gestantes.

Isso porque há precauções e cuidados especiais em mulheres grávidas como alguns pontos, como a virilha, que não podem ser estimulados. A drenagem linfática é ainda contra-indicada no caso de gravidez de risco.

Quiropraxia

A Quiropraxia são exercícios e massagens aplicadas a partir de uma avaliação minuciosa e individual. Ela previne, diagnostica e trata problemas em articulações, músculos, tendões e nervos. A Quiropraxia ameniza dores lombares, ajuda e estimula o andar de forma correta e elegante, facilita o parto, reduz a tensão na coluna vertebral, adaptando a gestante à sua nova postura e peso. "É fundamental que a coluna esteja sã para prevenir problemas mais sérios decorrentes do aumento de peso", afirma o quiropraxista Jason Gilbert.

Mas cuidado, apesar das manobras específicas não oferecem risco para as gestantes, a Quiropraxia não é recomendada nos três primeiros meses da gravidez.

Acunpuntura

Talvez a mais popular das terapias alternativas, a Acunpuntura é uma terapia oriental milenar que fortalece o equilíbrio do organismo por meio da aplicação de agulhas em diferentes pontos espalhados pelo corpo.

Em se tratando de beleza, a Acupuntura estimula o corpo a produzir e proliferar colágeno, que dá sustentação à pele, regenera as fibras elásticas e até melhora rugas de expressão, dermatite, acne, estrias, cloasma gravídico, olheiras e queda de cabelo. Em questão de saúde, atenua náuseas, vômitos, inchaços, cólicas e dores nas costas provocadas pelo peso do feto e pela má postura.

A Acunpuntura também ameniza ansiedade e depressão, muitas vezes pode substituir medicamentos que possuem efeitos colaterais e danosos ao feto. Alguns estudos realizados recentemente mostraram que a Acunpuntura auxilia na produção de leite materno em quem tem dificuldade de amamentar.

Mas atenção: não deve ser aplicada nos primeiros 90 dias de gestação por causa do risco de aborto. Converse com seu médico.

Em breve falaremos mais sobre terapias alternativas para Gestantes.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

1 comentário
  1. Ai que sono

Deixe um comentário