Teste do Pezinho

Apesar de muitas crianças nascerem perfeitas e com saúde, algumas às vezes nascem com algum tipo de alteração que muitas vezes não são percebidas a olho nú ou ao exame clínico do pediatra e só podem ser detectadas através do teste do pezinho.

O que é o Teste do Pezinho?

O teste do pezinho é um exame simples que um bebê deve fazer do terceiro ao sétimo dia de vida. Esse procedimento serve para detectar inúmeras doenças que a criança possa vir a desenvolver, sejam elas de ordem metabólica, genética ou infecciosa. As doenças detectadas no teste do pezinho podem ser tratadas logo no estágio inicial, gerando uma grande possibilidade de cura e melhorando a qualidade de vida do neném. É muito importante fazer o teste quanto antes pois, se identificada alguma anormalidade, o tratamento rápido e efetivo evita seqüelas graves e as vezes irreversíves à criança.

Triagem Neonatal

Teste do Pezinho é o nome popular da Triagem Neonatal. O Ministério da Saúde tem um programa que garante o direito a triagem neonatal a todo recém nascido em território nacional, por isso o procedimento é gratuito e pode ser realizado nos hospitais públicos. A orientação é que a triagem seja feita até 48 horas antes da amamentação e não mais que 30 dias.

Vale lembrar que o teste do pezinho é um teste de triagem, ou seja, ele detecta algumas possíveis doenças e não sua confirmação. Em caso de algum resultado alterado é necessário um exame mais específico para um diagnóstico seguro.

Teste do Pezinho

Teste do Pezinho

Doenças detectadas no Teste do Pezinho

Existe dois tipos de Teste do Pezinho: o básico e o ampliado. Na versão ampliada é possível detectar mais de 30 doenças, porém, o alcance de cada método varia de acordo com a cidade e o estado em que o teste é realizado.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal prevê três fases do teste do pezinho para identificar fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.

Fenilcetonúria

Fenilcetonúria é uma doença, ou distúrbio genético, pelo defeito ou ausência de uma enzima que acarreta atrasado no desenvolvimento, tremor e até convulsões.

Hipotireoidismo Congênito

Hipotireoidismo Congênito é a falta de hormônios produzidos pela tireóide. Isso provoca um retardo no desenvolvimento além de vários problemas como fadiga, sonolência e lentidão.

Anemia Falciforme

Anemia Falciforme e outras Hemoglobinopatias é o nome que se dá a uma doença hereditária que causa a má formação das hemácias. Isso gera diversas complicações ao indivíduo o tornando sensível a anemias e infecções.

Resultado do Teste do Pezinho

Os resultados costumam demorar até 30 dias para ficarem prontos. Caso exista alguma alteração pode ser que seja solicitado um novo exame para ter certeza. Se confirmada a suspeita devem ser feitos exames mais rigorosos para detectar com com precis~ao o problema e iniciar o tratamento se for o caso.

Sempre consulte o médico pediatra do seu bebê.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.