Tosse na Gravidez

Tosse na gravidez é motivo de preocupação para a futura mamãe. Sozinha ou como sintoma de gripes ou resfriados, ou até desencadeada por alguma alergia, a tosse na gestação sempre incomoda um bocado as grávidas.

Mas afinal, tosse na gravidez é normal? Devemos nos preocupar? Como tratar?

Tosse na Gravidez

A tosse na gravidez pode ser sintoma de uma gripe, de um resfriado, ou ser desencadeada como uma reação alérgica. Seja como for, a "lei" é a mesma: nada de automedicação!

Se a gripe já desanima qualquer pessoa, imagina como é para as grávidas ter que aguentar isso. O mal-estar fica maior ainda, os sintomas vem com toda a força, e além do receio de que isso possa prejudicar o bebê, as gestantes não sabem o que fazer para tratar isso.

Tosse na Gravidez

Como tratar a tosse na gravidez?

A dica é: começou a tossir? Reparou que os sintomas da gripe começaram a aparecer? Corra para o médico. A gripe ou resfriado em si não são exatamente um problema nem para a mãe nem para o bebê, mas infecções que podem surgir daí é que são motivo para alerta. Pneumonia, sinusite, faringite ou amidalite podem atingir seriamente a saúde da futura mamãe.

Tome muito líquido. Beber água, sucos e chás é essencial para ajudar no combate aos sintomas.

Os comprimidos e chás anti-gripais estão terminantemente proibidos. Estes medicamentos podem causar nas gestantes queda de pressão e taquicardia, assim como os descongestionantes nasais. O nariz entupiu? Utilize soro fisiológico.

A gripe nas futuras mamães é tratada normalmente com paracetamol, para combater as febres dores no corpo e dores de cabeça, sintomas que incomodam muito. O uso da vitamina C também deve ser reforçado, tanto na alimentação diária com o aumento de consumo de frutas e outros alimentos que contenham essa substância, quanto em forma de cápsulas efervescentes. Isso ajuda a aumentar a imunidade da gestante.

Durante a gripe na gravidez, descanse bastante e não faça nenhum grande esforço. Se sentir necessidade, peça ao seu médico que atente sua ausência ao trabalho para que você fica em casa se recuperando.

Uma boa dica caso esteja sentindo o nariz muito congestionado é fazer inalações apenas com soro fisiológico. Isso ajuda a respirar melhor e a ter uma boa noite de sono.

E entenda que, na gravidez, seu organismo está trabalhando por dois, ou seja, o sistema imunológico realmente fica mais delicado e suscetível a infecções, por isso é tão importante cuidar direitinho da saúde durante a gravidez.

3 comentários
  1. Posted by aline monteiro ataide
  2. Posted by Thatiana
  3. Posted by Andreia

Deixe um comentário