Trabalho Infantil

Crianças trabalhando. A cena pode até soar absurda para você, mas a realidade Brasil afora é que existem muitas pessoas explorando o trabalho infantil em busca de lucro – fato que é inadmissível e deve ser combatido.

O que é Trabalho Infantil

A irresponsabilidade, o despreparo e até mesmo a falta de informação faz com que o trabalho infantil seja muito presente Brasil afora. Pela lei, trabalho infantil é crime, mas você sabe o que caracteriza este quadro?

Trabalho infantil é qualquer tipo de trabalho praticado por crianças e adolescentes com menos 16 anos, é permitido o trabalho aos 14 anos na condição de aprendiz.

Mas o que encontramos por aí são formas cruéis de exploração de trabalho infantil. Tanto no interior do Brasil, pelas lavouras e colheitas quanto nas cidades, nos faróis, sendo explorados muitas vezes pelos próprios pais.

Mas não podemos simplesmente culpar os pais que praticam esse crime. O Estado tem sua parcela na responsabilidade pela exploração do trabalho infantil, que é muito comum em países subdesenvolvidos, principalmente nas regiões mais pobres, devido muitas vezes à necessidade de ajudar a família.

Trabalho Infantil no Brasil

Estima-se que no Brasil exista cerca de 5 milhões de jovens entre 5 e 17 anos de idade trabalhando. O governo tem se empenhado para tentar eliminar o problema, com convenções internacionais, ações locais e criação de órgãos e programas de geração de renda para as famílias, além da ampliação da jornada escolar e a oferta de bolsas para estudantes, tentativas para melhorar as condições financeiras de famílias pobres, para que eles não precisem colocar mais crianças para trabalhar.

Com isso, o governo conseguiu diminuir o número de jovens e crianças trabalhando em território nacional. No ano de 1992 eram cerca de 8 milhões de crianças trabalhando, hoje o número está perto dos 5 milhões, ainda alto.

Trabalho Infantil no Mundo

O problema do trabalho infantil não é exclusividade do Brasil. AOrganização Internacional do Trabalho estima que existam cerca de 250 milhões de crianças entre 5 e 14 anos sendo exploradas, grande parte delas sem frequentar escola e sem direito a brincar ou mesmo descanso semanal.

Existem diversos esforços para reverter este quadro. Inclusive diversas ongs contra trabalho infantil que fazem denuncias e alertam a sociedade em geral.

A exploração trabalho infantil é um grande problema dos dias atuais. Nós, como pais, tememos por nossos filhos, mas também é nossa responsabilidade fazer o que tiver ao nosso alcance para ajudar com a erradicação trabalho infantil no Brasil. Pois se há algo que precisamos para estarmos entre os grandes países, é acabar com o trabalho infantil na sociedade brasileira.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.