Ultrassom Morfologico

Nós sabemos que um pré-natal bem feito, com um acompanhamento caprichado do médico, é mais do que essencial para a nossa saúde e, principalmente, para a saúde dos nossos bebês. Durante o pré-natal, vários são os procedimentos utilizados para controle da saúde, e dentre eles, um é especial: o ultrassom morfologico. Quer saber por que ele é tão indispensável assim?

O que é Ultrassom Morfologico?

Muitas vezes, confundimos o ultrassom morfologico com o ultrassom obstétrico, mas será que há mesmo diferença? Sim, ele é diferente do ultrassom obstétrico, que é um outro exame muito solicitado no período da gestação. E quais são as principais diferenças entre um e outro?

- a ultrassonografia obstétrica pode ser feita durante toda a gestação, enquanto a ultrassonografia morfológica é recomendada entre 11ª e 14ª semanas e entre 20ª e 24ª semanas.

- o ultrassom obstétrico pode se feito em quantidade ilimitada, enquanto que o morfológico deve ser feito apenas duas vezes, nos períodos citados acima, exceto em casos de fetos malformados, em que todos os exames devem ser morfológicos.

Mas para que servem esses ultrassons exatamente? Eles servem para detectar possíveis alterações na saúde e na formação do feto, e para verificar se realmente está tudo bem com o bebê.

No primeiro trimestre da gestação, os exames ultrassonográficos obstétricos ajudam a controlar o risco e descartar a possibilidade de um aborto espontâneo; servem para verificar os batimentos cardíacos do neném; para descobrir ou eliminar a possibilidade de uma gravidez fora do útero, que é chamada de gravidez ectópica; para verificar também se a placenta está normal e se a gravidez seguirá normalmente. Além disso, com os exames ultrassonográficos do início da gestação, é possível saber a idade gestacional, ou seja, há quanto tempo o bebê foi concebido. Isso é possível através da medição do tamanho do bebê da cabeça até o bumbum, e o resultado normalmente é bastante exato.

Ultrassom morfologico

O ultrassom morfologico é essencial durante a gestação

No segundo trimestre, é feito o exame de translucência nucal. Esse exame mede uma região específica na nuca do bebê e verifica a presença do osso nasal. Ele serve para ajudar a detectar problema genéticos, inclusive a Síndrome de Down.

Nessa fase também é feito o primeiro ultrassom morfológico (caso até agora nenhum problema tenha sido detectado, pois caso tenha sido, pode haver a necessidade da execução do ultrassom morfológico antes disso). É possível nesse exame já saber se o bebê é menino ou menina, e haja emoção! O médico ultrassonografista (profissional que executa o exame) vai verificar o coração do bebê, a formação do cérebro, dos órgãos digestivos e do organismo como um todo. Também vai medir o bebê para ver se o crescimento do rebento está dentro da média normal.

No terceiro trimestre, a reta final da gestação, os exames servem para acompanhar o crescimento do bebê, verificar se está tudo bem com a posição da placenta e do bebê, e também com o líquido amniótico.

Pra que serve o ultrassom morfologico

Os exames ultrassonográficos na gravidez, principalmente o morfológico, ajudam a prevenir e a descobrir irregularidades em relação à saúde do bebê. A cada 100 bebês que nascem, em torno de 4 apresentam defeitos em sua formação, enquanto os demais nascerão normais. Na maior parte das vezes, não se tratam de defeitos muito graves.

Porém, é importante saber que alguns desses problemas podem passar "batidos" pelo exame: em média 20% deles podem não ser detectados. Apesar de não poder dizer com total exatidão se o bebê será perfeito, o ultrassom morfológico ajuda a ver melhor o feto e a acompanhar de perto o desenvolvimento do bebê.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.