Útero Invertido - é possível engravidar?

Os médicos costumam chamar de Retroversão Uterina, mas costumamos conhecer como útero retrovertido, Útero Invertido, útero reverso ou útero virado, e este é um assunto que interessa a muitas mulheres – principalmente àquelas que desejam ser mães. É possível engravidar possuindo o útero invertido?

Quando a mulher possui a posição do útero diferenciada este é chamado de útero retrovertido. Estima-se que entre 15 a 25% das mulheres no mundo tenham o útero voltado para a região posterior do corpo, ou seja, retrovertido.

Existe ainda o fato de que, dependendo das condições de elementos orgânicos periféricos como a bexiga cheia, por exemplo, algumas mulheres possam sofrer de um deslocamento do útero, variando sua posição num espaço curto de tempo. Outros fatores como as condições de estresse físico pós-parto ou até mesmo o envelhecimento natural podem causar o mesmo efeito. Porém, se a mulher já nasce com seu útero nessa posição, ele não volta "ao normal" naturalmente.

Útero Invertido   é possível engravidar?

Útero Invertido

Útero retrovertido

Se o seu médico disser que você possui o útero retrovertido não se assuste tão facilmente. Na maioria dos casos, ter o útero invertido não é algo grave.

A mulher geralmente tem a comprovação de que possui o útero virado quando se submete a um ultra-som pélvico. Durante este exame, o médico pode observar como se comporta todo o sistema reprodutor da paciente, analisando a estrutura uterina.

Mas a grande dúvida é: mulheres com útero retrovertido podem engravidar? Tem como uma mulher com útero retrovertido engravidar? Ter o útero invertido não é condição definitiva que impeça a gravidez, mas se ou quanto será difícil engravidar só pode ser determinado por meio de exames clínicos e de imagem, e só o médico pode dizer.

Muitas mulheres com o útero invertido nem mesmo precisam de um acompanhamento médico para engravidar nessas condições, conseguindo realizar o sonho de ser mãe sem maiores dificuldades.Em grande parte dos casos, não é preciso mais que paciência para que a gravidez aconteça, como em qualquer casal saudável.

Sintomas útero invertido

A mulher não sente necessariamente algum sintoma, muitas vezes só descobrem que possuem o útero retroverso quando vão ao ginecologista para fazer os exames de rotina. Mas entre os possíveis sintomas podemos destacar a dor crônica pélvica ou lombo-sacra, que é chamada dor nas cadeiras. Também ocorrem dispareunia profunda, ou seja, uma dor na hora das relações íntimas. Cólicas menstruais muito intensas e dor ao evacuar também podem ser sintomas relacionados.

Tratamento útero retrovertido

O tratamento para o útero retrovertido é algo que varia muito de mulher para mulher, pois do mesmo jeito que muitas não sentem qualquer sintoma ou dificuldade, outras sofrem com essa condição. Muitas vezes não é necessário tratamento algum, mas se a paciente se sentir melhor desta maneira, se o médico achar que há necessidade, o tratamento poderá ser feito através de hormônios. Há casos extremos, e muitas vezes desnecessários, em que é feita uma cirurgia a fim de tentar regularizar e fixar melhor o útero no plano sagital mediano da cavidade pélvica. Mas, o melhor tratamento, na verdade, é ter paciência e seguir as orientações médicas.

Na mulher com útero retrovertido, a dificuldade de engravidar acontece por causa da maior suscetibilidade de endometriose nestas mulheres. O útero retrovertido dificulta em alguns casos o escoamento da menstruação pelo orifício do cólon, o que aumentaria o risco de refluir pelas trompas uterinas levando a implantação de focos do endométrio na cavidade abdominal somadas à dificuldade estrutural uterina própria da retroversão, aumentando a dificuldade. Mas o tratamento indicado para isso deve ser analisado e indicado pelo seu médico.

76 comentários
  1. Posted by ELISANGELA
  2. Posted by ELISANGELA
  3. Posted by Renata
  4. Posted by Renata
  5. Posted by Tarciana
  6. Posted by fernada
  7. Posted by ELIANE
  8. Posted by Camila
  9. Posted by Camila
  10. Posted by Sofia
  11. Posted by thuane
  12. Posted by luana
  13. Posted by Leidiane
  14. Posted by vanessa
  15. Posted by Jéssica
  16. Posted by Manuela
  17. Posted by lucimara
  18. Posted by Quésia
  19. Posted by priscila
  20. Posted by Sabrina
  21. Posted by Andreia
  22. Posted by estela
  23. Posted by cleide paes landim
  24. Posted by susanni
  25. Posted by cristiane sena
  26. Posted by Adriana
  27. Posted by ana antonia
  28. Posted by chris
  29. Posted by paula alves
  30. Posted by Ana
  31. Posted by fany
  32. Posted by joanny
  33. Posted by Kercia Macedo
  34. Posted by rita de cassia macedo
  35. Posted by rita de cassia macedo
  36. Posted by CARLA
  37. Posted by Cidilane
  38. Posted by Dayse Alcantara
  39. Posted by Mayra
  40. Posted by Debora
  41. Posted by Valentine
  42. Posted by Sandra
  43. Posted by fernanda
  44. Posted by monica
  45. Posted by laydiane camilo
  46. Posted by Bruna
  47. Posted by carlise
  48. Posted by rita de cassia
  49. Posted by luana souza
  50. Posted by stephani
  51. Posted by VALQUIRIA
  52. Posted by Mary
  53. Posted by vanessa
  54. Posted by martha
  55. Posted by cátia
  56. Posted by pamela
  57. Posted by Larissa santos
  58. Posted by Carla Soares
  59. Posted by gilmaria
  60. Posted by Kamila
  61. Posted by francisca joelha marinho de sousa sa
  62. Posted by Rita
  63. Posted by lizamara
  64. Posted by valeria
  65. Posted by Cleidiane Pereira do Nascimento
  66. Posted by cátia silva
  67. Posted by Manuela Bacelar
  68. Posted by Cris Barbosa
  69. Posted by Cátia Silva
  70. Posted by Aparecida
  71. Posted by ANDREA
  72. Posted by juliana
  73. Posted by TANIA
  74. Posted by Maria Da Penha Pereira De Lima
  75. Posted by Sheila
  76. Posted by Lalá