Verdades e Mitos da Fertilidade

Basta demorar um pouco para conseguir realizar o desejo de ser mãe, e pronto: o fantasma da infertilidade já começa a rondar sua cabeça, e mil dúvidas e medos chegam para assombrar. Mas você sabe distinguir o que é verdade e o que é lenda no que se fala sobre a fertilidade? Usar pílula anticoncepcional por muito tempo fica estéril? Mulher que provoca aborto pode dificultar a gravidez?

Mitos e verdades sobre fertilidade

Aborto provocado pode causar infertilidade

"Eu não consigo engravidar porque já provoquei um aborto". É verdade. O aborto provocado pode causar infertilidade porque na maioria das vezes deixa sequelas como lesões nas trompas, aderência das paredes do útero e infecções. Já os abortos espontâneos não apresentam risco de infertilidade para a mulher, já que a anatomia do útero volta ao normal.

Mitos e verdades sobre a fertilidade

Mulheres mais velhas têm mais dificuldade para engravidar

Verdade. A chegada aos 35 anos inicia uma nova etapa cronológica na vida da mulher. Principalmente a partir dessa idade, a qualidade dos óvulos cai, diminuindo as taxas de gravidez e aumentando a ocorrência de abortos espontâneos.

Mulheres com ovário policístico não conseguem engravidar

Depende. A síndrome do ovário policístico é uma desordem do sistema endócrino e provoca um desequilíbrio hormonal, causando problemas na ovulação e consequentemente na fertilidade da mulher.

Usar pílula anticoncepcional por muito tempo pode causar infertilidade

Mito que muito frequentemente é adotado como verdade. Não importa quanto tempo a mulher usou a pílula, isso não interfere em nada quando a mulher decide engravidar. Algumas mulheres demoram poucos meses para se "adaptar", mas passado esse período, não há qualquer interferência. O que pode ocorrer é a mulher ter alguma disfunção já antes de iniciar a pílula, e que só será detectada após a suspensão do uso do anticoncepcional.

O estresse prejudica a fertilidade

Depende. Não há dúvidas de que o estresse tem influên­cia sobre os hormônios e, por isso, pode interferir na fecundação e na fertilidade. Além disso, não se pode esquecer que passar por uma fase de nervosismo extremo pode prejudicar o desejo, atrapalhando as relações íntimas.

O uso de pílula do dia seguinte pode interferir na fertilidade

Mito. Apesar dela poder causar inúmeros efeitos colaterais no seu organismo, a infertilidade não é um deles. Porém quando muito utilizada, a pílula do dia seguinte pode perder a eficácia. A pílula do dia seguinte deve ser usada estritamente e apenas em caso de emergências para não alterar o seu ritmo hormonal.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

56 comentários
  1. Dayana
  2. Joana
  3. Jéssica Alves
  4. Júlia
  5. raquel fontes
  6. dayane
  7. André
  8. Aparecida dos Santos
  9. Regiane
  10. Vitória
  11. jamilly
  12. barbara
  13. kaliane
  14. Janaína
  15. caldeira
  16. amanda
  17. gabriela
  18. Christiane
  19. raquilene
  20. raquilene
  21. alessandra
  22. Ana Cláudia
  23. livia
  24. erika
  25. flavia
  26. thaiany
  27. Valdenice
  28. Camila
  29. Ariani
  30. Cristina
  31. Fernanda
  32. MADALENA
  33. dinha
  34. thaysa
  35. Camila
  36. jane
  37. claudia
  38. Mimi
  39. ana paula
  40. Verdade
  41. Talita
  42. claudia
  43. Talita
  44. lorrane
  45. Vidal
  46. cintia carolina
  47. silvana
  48. Isa
  49. Lana
  50. Cristiane
  51. Layane
  52. joana samissone mabjaia
  53. Hanna
  54. Fernanda silva
  55. Altamir
  56. Gabriela Simoes

Deixe um comentário