Voltar à velha forma, plástica pós-parto é aconselhável?

A maior parte das mulheres deseja voltar a ter o mesmo corpo de antes da gestação, e em alguns casos, até melhor. Por isso elas procuram a recuperação através da plástica pós-parto.

Para as mulheres que levam a sério as orientações nutricionais durante a gravidez, em que engordar 1 quilo por mês é a regra principal, a recuperação da silhueta ocorre em um período de 3 a 6 meses, principalmente quando amamentam.

Mas, para a maioria, o processo pode ser um pouco mais longo. É saber de mulheres que recorrem à plástica pouco tempo após o parto. Ocorre que nessa fase o corpo passa por importantes transformações hormonais e adaptações orgânicas.

A cirurgia deve ser realizada, no mínimo, entre 8 e 12 meses do nascimento do bebê, mesmo assim, se a paciente já estiver dentro de um peso próximo do ideal. È preciso saber que a plástica não é recurso para emagrecimento, mas um meio para propiciar a harmonia estética. A decisão deve partir sempre da própria paciente e não, de terceiros, como companheiro ou amigas.

Entre os procedimentos mais procurados no pós-parto está a correção da mama, que pode apresentar flacidez por conta do grande aumento e diminuição de tamanho em um curto espaço de tempo. Além de corrigir a incômoda sensação de “queda”, os cirurgiões recebem com freqüência mulheres que querem realizar implante de silicone após experimentar volume maior dos seios. Esse é o caso da apresentadora Xuxa e de várias outras celebridades. A plástica de mama deverá ser realizada aproximadamente 3 meses após o termino da amamentação.

No quesito abdome, as gordurinhas localizadas podem ser enxugadas com a lipoaspiração. Já a flacidez, demanda a abdominoplastia – seja a versão clássica ou a chamada “mini”. Ao optar por qualquer procedimento, a paciente deve estar preparada também para o período pós-cirúrgico. Em alguns casos, ela vai necessitar de repouso e cuidados especiais, como drenagem linfática. Uma cirurgia de mama, por exemplo, pede de 6 a 8 semanas sem levantar peso. Com um bebê em casa, isso pode ser um desafio.

Mas lembre-se: embora a imagem pessoal seja importante para o bem-estar da mulher, ela deve vivenciar intensamente os primeiros meses de vida da criança. Mãe e bebê necessitam de convivência, interação e trocas – aspectos fundamentais para a saúde de ambos. Por vezes é melhor aguardar um pouco mais para cirurgia plástica.

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

Deixe um comentário

celebrando_a_vida_google

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.