Yoga na Gravidez

A prática regular de certos exercícios de yoga, meditação e técnicas respiratórias durante a gravidez assegura a saúde do corpo e mente aliado à unificação do seu crescimento físico, emocional e espiritual com o da criança em desenvolvimento.

As posturas de yoga, unidas às técnicas de respiração e relaxamento, fornecem à futura mamãe flexibilidade e capacidade de adaptações físicas. Os exercícios respiratórios não só ajudam ao relaxamento e bem estar, como carregam o seu corpo de vitalidade e energia extra para ela e para a criança. As técnicas de meditação, quando praticadas com consistência, promovem um olhar sereno sobre a vida, o que beneficia a disposição da mãe e da criança e ajudam a uma atitude mais descontraída em relação ao momento do parto. A repetição de certos sons aquieta a mente e ajuda no desenvolvimento do cérebro da criança.

O ideal seria que o yoga fosse praticado antes da concepção para preparar a mente e o corpo da mulher, mas também pode ser de grande valor durante a gravidez para a grávida que está a começar a praticar yoga. Fortalecerá os músculos e tornará o corpo mais flexível, que ajudará no parto em si.

As partes do corpo sobre as quais o yoga trabalha, especialmente durante a gravidez, são os músculos do estômago, coluna, músculos das costas e da pélvis. Uma maior força na região abdominal ajudará no transporte do feto e a um desenvolvimento apropriado do mesmo. Os músculos do estômago e do abdômen são muito importantes no momento do nascimento.
A coluna também é trabalhada no intuito de conseguir a força e agilidade é necessária para uma flexibilidade e tonificação geral e ao funcionamento saudável do sistema nervoso.
A respiração yógica profunda é particularmente útil, pois o crescimento do bebé alarga o útero a um tamanho tal que que o diafragma é empurrado para cima, o que pode resultar numa respiração mais curta. Existem exercícios respiratórios específicos para ajudar a grávida nesta situação.

No início da gravidez, muitas mulheres experimentam forte sensações de náusea, letargia e falta de apetite. A intensidade desta condição pode ser aliviada através de técnicas de limpeza para o corpo. Estas também são eficazes após o nascimento caso a mãe sofra de depressão pós-parto.

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