A importância da amamentação

A amamentação é uma das partes mais importantes da vida de seu filho. A importância da amamentação vai inclusive além da alimentação da criança. Mas então, você sabe por que é tão importante amamentar?

Qual a importância da amamentação?

Ao redor do mundo, do dia 01 ao dia 08 de agosto, é comemorada a Semana Mundial de Amamentação a fim de conscientizar e reforçar para todas as mães o quanto é essencial a amamentação. O leite humano é o alimento mais completo para o seu filho. Amamentar, além de ser um ato de carinho e amor entre mãe e filho, é também um dos fatores mais importantes e relevantes no desenvolvimento infantil.

Mamar no peito, para o bebê, é como se fosse uma continuação da relação intra-uterina que ele tinha com o corpo da mãe quando ainda não havia nascido. É o momento de aconchegar e aumentar a ligação íntima entre aquela pequena vida e a mulher que o colocou no mundo.

Amamentar é um ato de amor

A Organização Mundial de Saúde recomenda que a criança receba exclusivamente amamentação materna até o sexto mês de vida, e após esse período continue sendo amamentado mesmo já podendo comer outros alimentos. Não há prazo máximo para suspender a mamada, e a amamentação pode se estender até os dois anos de idade ou até mais.

Benefícios da amamentação

O bebê que é amamentado pela mãe tem todas as necessidades nutricionais supridas, pois o leite materno é riquíssimo e inclusive contém água suficiente para os primeiros meses de vida da criança, sendo de fato o único alimento a ser oferecido nesse período.

O leite materno protege a criança de alergias, asma, infecções respiratórias, diarreia, desidratação, e o mais importante: combate a mortalidade infantil. Existe o mito de que algumas mães produzem leite fraco, mas isso simplesmente não existe. Cada mãe  produz o leite adequado para o seu bebê, e não é por que ele chora que significa que seu leite é fraco. Significa sim que ele sente fome pois a digestão do leite materno é muito boa, e consequentemente, mais rápida.

E os benefícios da amamentação também atingem a mamãe: a mulher que amamenta perde peso muito mais rápido, além do contato incrível com o seu bebê que só a amamentação pode proporcionar. Ao iniciar a amamentação a mãe deve estar relaxada e confortável. Também é necessário paciência, pois o bebê pode apresentar algumas dificuldades nas primeiras mamadas. É uma fase de adaptação da mãe e do bebê.

Para fornecer o melhor leite possível para o seu bebê, evite a ingestão de álcool, cafeína em excesso e hormônios, porém antes de retirar algo do cardápio, converse com seu médico, pois nessa fase você precisará de muita energia vinda dos alimentos que consome. Quando voltar ao trabalho após a licença maternidade, você pode ordenhar seu próprio leite e guardá-lo em frascos de vidro na geladeira, para que ele seja oferecido ao seu filho na sua ausência. O importante é manter o leite materno o máximo de tempo possível na vida do bebê.

Amamentar é um ato de amor e cuidado com o seu filho.

12 comentários
  1. micaeala
  2. sandra
  3. jaxk
  4. karla
  5. karla
  6. eliana
  7. Naty
  8. liliane alves do nascimento
  9. daiane
  10. honney
  11. Erica