Como evitar engordar demais na gravidez

Desde o início da gravidez, o corpo fica em constante transformação ao longo dos nove meses. A barriga, os seios, a pele, o humor, tudo muda em razão da nova vida que está se desenvolvendo dentro de você.

Um dos maiores desejos das futura mamães é sair da gravidez exatamente com o mesmo corpo de antes. Há o temor de a barriga da grávida ficar "deformada", caída, flácida, de os seios ficarem caídos ou murchos, de o corpo nunca mais voltar à antiga forma. Nessa busca da boa forma durante e após a gravidez, algumas gestantes acabam fazendo coisas arriscadas, como dietas, exercícios mais pesados do que deveriam ser nesse período da vida, e outras loucuras que podem colocar em risco a saúde e até a vida do bebê. E não é isso que você quer, não é verdade? Não engordar muito na gravidez depende do seu bom senso e dos seus cuidados.

Como não engordar na gravidez

Mas então, como não engordar na gravidez sem colocar em risco a vida do bebê ou a própria gestação? Quais são as dicas para não engordar na gravidez?

Primeiro, é fundamental procurar orientação do seu médico. Nunca retire ou coloque nada na sua alimentação, e muito menos pegue pesado em exercícios ou atividades físicas sem que seu médico saiba antes!

Como evitar engordar na gravidez?

Para evitar o aumento excessivo de peso na gravidez - e ainda de quebra dar uma diminuída nos enjoos e na azia - faça pequenas refeições. Coma várias vezes em pequenas quantidades no decorrer do dia. Assim, você evita de ficar muito tempo sem comer e não corre o risco de cometer exageros.

Seja consciente na escolha de seus alimentos na gravidez. Os que são ricos em fibras como frutas, verduras e cereais integrais ajudam no funcionamento do intestino e dão maior sensação de saciedade, além de ajudar a diminuir a sensação de inchaço.

Falando em inchaço, beba bastante água. Apenas evite a ingestão de água durante as refeições, pois ela dilui os sucos gástricos e dificulta a digestão. A água também dilata seu estômago e não permite que ele absorva todos os nutrientes.

Evite alimentos dietéticos e adoçantes, pois eles contêm substâncias químicas que podem ser prejudiciais ao seu bebê.

Alimentos que contenham muita gordura devem ser banidos do seu cardápio. Uma grávida não deve comer doces e massas em excesso, mas uma ou outra guloseima de vez em quando está liberada. Só não exagere!

Converse com seu médico sobre a redução no consumo de sal. Isso ajuda a prevenir o aumento da pressão arterial e os inchaços causados pela retenção de líquido.

No preparo dos alimentos, prefira azeite de oliva extra virgem. Tente cortar as frituras e empanados durante a gestação, pois este tipo de alimento só fará com que você engorde, pois possuem um tipo de gordura que não é utilizada nem pelo seu organismo, nem pelo de seu bebê.

Cuidado com dietas por conta própria na gravidez. Procure um médico ou um nutricionista para ajudá-la a montar um cardápio adequado. Jamais tome remédios para emagrecer, moderadores de apetite e aceleradores do metabolismo durante a gravidez.

E mexa-se! Alguns exercícios físicos leves são fundamentais para a manutenção da saúde inclusive na gravidez. Caminhe, nade, faça hidroginástica, yoga e alongamento. Mas atenção: sempre faça isso supervisionada por um professor e com acompanhamento médico.

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