Grávida menstrua?

Grávida menstrua

Se o principal sintoma de gravidez é o atraso menstrual, como se explica a questão de algumas grávidas ainda menstruarem mesmo após já ter ocorrido a fecundação? Grávida menstrua mesmo? É, essa é uma dúvida muito comum, e que gera bastante confusão. Afinal, menstruação e gravidez podem acontecer juntas? É possível estar gravida e menstruando?

Gravidez e Menstruação

É possível estar grávida e menstruada ao mesmo tempo? Sangramento na gravidez é a mesma coisa que menstruação na gravidez? Se eu menstruar gravida corro o risco de perder o meu bebê? Não sei ainda se estou esperando um bebê, mas grávida menstrua? Posso menstruar estando gravida? As dúvidas são inúmeras em relação a esse assunto, não é mesmo? Possivelmente algumas de nós já ouvimos dizer de nossas mães, avós, tias, amigas, primas, e de outras mulheres que já foram mães, a conhecida frase: "Grávida pode menstruar, sim! Eu estava grávida e menstruei até o terceiro mês!" ou coisas do tipo. Mas até que ponto mesmo é possível menstruar e estar grávida?

Grávida menstrua

Grávida menstrua, afinal?

Grávida menstrua?

Grávida menstrua? Afinal das contas, isso é verdade ou mito? Primeiro, é importante entendermos a diferença entre a menstruação de fato e o sangramento que pode ocorrer nas mulheres após a fecundação. A menstruação acontece ao final de um ciclo menstrual, que dura em média 28 dias. Ou seja, caso não tenha ocorrido uma gravidez após a última menstruação, ocorrerá o sangramento menstrual no mês seguinte à última menstruação, e assim em diante. Se, ao contrário, ocorrer uma gestação nesse período, o ciclo menstrual será imediatamente suspenso.

Menstruar grávida

Ora, se o ciclo menstrual é suspenso logo após a fecundação do óvulo por um espermatozoide, por que muitas mulheres apresentam sangramento mesmo após estarem grávidas - e mesmo que não saibam que estão grávidas -, entendendo dessa forma que mulher grávida menstrua?

Durante o primeiro trimestre de gestação, a mulher pode notar uma perda de sangue parecida com a menstruação. Isso pode acontecer por diversas razões, e a gravidade do quadro depende da quantidade de sangue e do que a grávida está sentindo, de um modo geral.

É possível estar grávida e menstruar?

Esse tipo de sangramento na gestação é conhecido como escape, que inclusive pode ser confundido com a menstruação por conta também da presença de cólicas, e fazer a mulher achar que é possível estar grávida e menstruar. Esse sangramento pode ser considerado também um dos primeiros sintomas de gravidez.

Menstruação e gravidez

Os sangramentos na gravidez podem ser confundidos com a menstruação

Outra situação que causa a falsa ideia de que grávidas menstruam é o sangramento que ocorre quando o óvulo fertilizado se implanta na parede do útero. Esse sangramento é chamado de nidação, ou sangramento de implantação, e acontece mais ou menos uma semana após a fecundação. Nesse caso o fluxo sanguíneo é pequeno e dura pouco: no máximo dois dias.

Em muitos casos, esses sangramentos não significam nada de grave e a gestação continua sem qualquer problema depois que eles cessam. Porém, qualquer sangramento deve ser um sinal de alerta, pois ao mesmo tempo em que pode ser algo simples, pode também significar um aborto espontâneo.

Menstruação na gravidez o que pode ser

As principais causas de sangramento na gravidez são:

- Sangramento de implantação ou nidação, que ocorre quando o óvulo fecundado está se fixando no útero

- Aborto espontâneo, principalmente se o sangramento for acompanhado de cólicas fortes

- Gravidez ectópica, que é quando a gestação se desenvolve fora do útero. Na maioria dos casos de gravidez ectópica, a gravidez ocorre nas trompas. É uma situação de risco para a mãe, pois além do bebê não sobreviver nesses casos, pode ainda ocorrer uma hemorragia interna na mulher, o que é bastante grave.

Se você desconfia que está grávida ou mesmo já tem certeza disso e teve algum tipo de sangramento, o ideal é procurar o seu médico.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

78 comentários
  1. vanbusa
  2. Biaaa
  3. Mel
  4. alicy
  5. Francielli
  6. alicy
  7. Patricia costta
  8. Léia Souza
  9. raiane souza
  10. RITA
  11. Ritta
  12. andriely
  13. adriana
  14. renata
  15. Cláudia
  16. geo
  17. cleidiane
  18. raisa
  19. Susy
  20. Andreza Siqueira Santos
  21. Karine
  22. Aline
  23. Alessandra
  24. brunna
  25. Ana Paula
  26. Cíntia Ketila
  27. mayana
  28. Cristina
  29. Nayna geisa sabino da costa
  30. isabela beatriz
  31. dayane
  32. Miliani
  33. Sisi
  34. Carol
  35. Weza Duarte
  36. Lu
  37. bruna ribeiro
  38. Karina
  39. Carol
  40. Damares
  41. ana paula
  42. amanda
  43. Stefany
  44. wilmara
  45. Gabrielle
  46. ELIDA
  47. Maria
  48. iara
  49. iara
  50. Jocimari Alves
  51. Neide
  52. Iva
  53. Elisângela
  54. Clea
  55. Clea
  56. kelly costa
  57. isabela
  58. Mim
  59. Priscila
  60. lili
  61. Weldia
  62. Robervania
  63. niane
  64. Anapaula
  65. Michelly lobo
  66. si
  67. Jaqueline
  68. Rebeca
  69. Rayanne
  70. Lucia
  71. Aliny
  72. carla
  73. Fernanda
  74. Cinthia
  75. renata
  76. nadjne santos
  77. Larissa
  78. Vanessa

Deixe um comentário