O que é HPV?

HPV é a sigla para denominar o papilomavírus humano. Os HPV são vírus da família Papilomaviridae, que provocam lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e em alguns deles elas regridem sozinhas.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o principal fator de risco para o câncer do colo uterino na mulheres é a infecção pelo HPV. As taxas de incidência e mortalidade para câncer do colo uterino na América Latina estão entre as mais altas do mundo.

Como se pega o HPV?

A transmissão do HPV ocorre pelo contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações íntimas, podendo causar lesões (verrugas) em toda região íntima masculina (no caso de HPV no homem) ou feminina. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas no colo do útero. O desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica (não aparente) em outras regiões do corpo é bastante raro.

O que é HPV?

O que é HPV?

Quais os sintomas do HPV?

O condiloma acuminado é o principal sintoma de que a pessoa está infectada pelo HPV. O condiloma é um conjunto de verrugas de tamanhos e aspectos variados, com aspecto de couve-flor. Se alguém possui as verrugas e divide por exemplo uma toalha de banho com quem não tem as verrugas, a pessoa que não está infectada corre sério risco de contrair a doença. Em alguns casos, a infecção  pelo papilomavírus é silenciosa e não apresenta qualquer sintoma visível.

Tratamento para o HPV

É importante reforçar que o médico apenas trata a doença causada pelo HPV, ou seja, o condiloma acuminado. A infecção pelo HPV diagnosticada por exames e que não apresenta verrugas se chama infecção latente pelo HPV, que pode ser combatida pelo sistema imunológico do infectado. Dessa forma, o HPV demora em média cerca de um a dois anos para ser eliminado do organismo, porém apenas o médico pode dizer se há necessidade de tratamentos que aumentem a imunidade e ajudem na eliminação.

O tratamento para o HPV é feito de diversas formas, e o principal objetivo de qualquer um deles é destruir o tecido lesionado (quando há a presença do condiloma acuminado) e melhorar a imunidade do organismo. Ele pode ser feito de forma cirúrgica, com medicamentos imunossupressores, com ácido tricoloroacético ou podofilina.

HPV tem cura?

O HPV tem cura, e isso depende de alguns fatores. Quando o sistema imunológico de quem contraiu a doença não está em ordem, há a possibilidade do vírus produzir novas células doentes e assim manter a doença no organismo mesmo após tratamento. Porém, felizmente, na maioria dos casos com o tratamento das lesões o próprio organismo dá fim ao vírus.

Para o sucesso no tratamento, siga corretamente as orientações médicas.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

5 comentários
  1. Lis Regina
  2. regiane ceto
  3. camyla
  4. sa
  5. Cris

Deixe um comentário