Menstruação Escura e Pouca

A menstruação escura e pouca pode causar uma certa apreensão nas mulheres, principalmente quando ocorre inesperadamente. Também costumamos nos referir a ela como menstruação borra de café, por conta da sua coloração e consistência, que lembram de certa forma o que sobra no coador após coar a bebida.

Ela pode ter uma série de causas, que variam desde as mais simples e corriqueiras, como a chegada ou o final do ciclo menstrual, às que demandam mais atenção e cuidado, podendo significar algo um pouco mais sério. Veja o que fazer em relação à menstruação escura e pouca!

Menstruação Escura e Pouca é Normal?

A menstruação escura e pouca pode ser considerada dentro da normalidade quando surge em momentos específicos do ciclo menstrual, como o princípio da menstruação e também o finalzinho dela, quando o sangue mais vivo e vermelho dá lugar a um fluxo mais escasso e com tons variados de marrom, que pede absorventes menores e mais finos até que acabe definitivamente. Neste caso, ela é completamente normal, e você não tem motivos para se preocupar.

Menstruação Escura e Pouca Por Vários Dias

Quando a menstruação escura e pouca acaba se estendendo por vários dias, ela pode estar sinalizando o chamado "spotting", como é conhecido o sangramento de escape. Este sangramento, que possui a coloração amarronzada, lembrando a borra de café, e ocorre em pequena quantidade, pode ser uma reação do corpo à pílula anticoncepcional, assim como o inchaço ou a queda de cabelos, caso você tenha iniciado o medicamento ou tenha trocado uma pílula por outra conforme recomendação médica. Este sangramento também é normal, mas caso se estenda por muitos dias, é interessante procurar o médico para ver por quais motivos o corpo está demorando para se adaptar ao novo contraceptivo.

Se o sangramento ocorre sem a presença de pílula, é essencial procurar ajuda médica.

menstruação_escura_e_pouca

Menstruação Escura e Pouca Pode Ser Sinal de Gravidez?

O comecinho da gravidez pode ter algumas surpresas para as mamães, e a presença de um sangramento similar à menstruação escura e pouca pode ser uma delas. Mas fique calma: a presença desse tipo de secreção pode indicar um processo do corpo chamado "nidação", que não oferece riscos para a mãe ou bebê. No entanto, qualquer situação do tipo deve ter acompanhamento médico, pois mesmo algo que inicialmente não significa nada grave pode evoluir para um quadro mais delicado, e aí sim oferecer riscos para a gestante e para o feto, ok? Caso aconteça, mantenha a tranquilidade e procure seu médico.

Já para as mulheres que suspeitam de uma gravidez, o sangramento escuro também pode ser um sinal de que há uma gestação em início. A implantação do óvulo no útero pode causar pequenas descamações, que resultam em corrimentos de cor acastanhada, confundindo a futura mamãe, e aparecendo como se fosse uma menstruação escura. Junto com o corrimento, podem ocorrer leves cólicas. Na dúvida, procure seu médico.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

36 comentários
  1. sandra
  2. Joana
  3. joseane
  4. Marta
  5. Kely
  6. Kely
  7. Cíntia
  8. carla spagnol
  9. Bruna
  10. Juliane
  11. Andresa
  12. Leontina corteletti
  13. WillameJAN Cândido da Silva Melo
  14. andreia passarelli
  15. Maria Eduarda
  16. Evellyn
  17. Wivian
  18. Wivian
  19. Mila
  20. Katiane
  21. Fabiana
  22. marcela
  23. rosy
  24. Marcele
  25. Julia luz
  26. Gi
  27. Janaina
  28. Le
  29. josenice ramos
  30. Rafaela de sousa Santos
  31. Kevyllen
  32. Lorraine
  33. Rozelly
  34. Claudinha
  35. Claudinha
  36. Fernanda

Deixe um comentário