O papel do pai na gravidez

A importância do papel do pai na gestação da parceira é indiscutível. Mas muitos “pais frescos”, ou seja, pais de primeira viagem, não sabem muito bem o que fazer ou como agir em determinadas situações, o que é perfeitamente normal.

Desde que sabe que será pai até o momento do parto, muitas são as dúvidas e aflições que passam pela cabeça dos futuros pais, que se preocupam não apenas com o bebê mas também com sua parceira. A presença dele ao lado da futura mamãe transmite conforto, segurança e apoio, que é exatamente o que ela precisa em um momento tão especial.

A importância do pai na gravidez

A gravidez para o pai é algo mágico, ver sua mulher se transformando também em mãe de seu filho. Mas o que o homem deve fazer de melhor para a sua amada e para o seu bebê nesse período tão sensível?

Qual o papel do pai durante a gestação da sua mulher?

Contato com o bebê

Acaricie o abdômen da futura mamãe, diga palavras doces para estabelecer uma comunicação física com o feto que está sendo gerado. Todo o seu carinho e afeto com a mãe será transmitido para ele, pois a parede do abdômen e do útero não são obstáculos para este contato. É provado que o feto percebe sons, temperatura, luz e movimentos que ocorrem na parte externa próxima à parede abdominal da mãe, portanto o diálogo da mãe ou do pai com o futuro bebê é totalmente viável e favorável.

Cuidados com a mulher grávida

Muitos pais de primeira viagem passam a ter um cuidado exagerado com a mulher grávida, como se a esposa estivesse doente, cercando sua liberdade de movimentação ou expressão.

Procure ser carinhoso, atencioso, e, principalmente, mostre atração física e psicológica pela sua mulher (que muitas vezes se sente menos atraente, menos bonita pelo seu estado e mudanças de seu corpo).

As relações íntimas na gravidez estão permitidas, a não ser que o médico tenha sugerido algum tipo de restrição. Isso porque a gestação é instável do início da gravidez até o quarto mês, quando a placenta passa a funcionar plenamente. Até atingir esta fase, é maior a possibilidade de ocorrer o aborto.

Paciência com a grávida

Paciência não é apenas correr atrás de desejos inusitados da mulher grávida. O pai de primeira viagem deve ter muita paciência e ser participativo. A mulher, quando fica grávida, sofre modificações muito grandes na sua estrutura física, mental, psicológica e social - fica mais insegura, mais agressiva, mais sensível e chora com facilidade. É preciso que haja muita paciência, muito diálogo, muita atenção e muito carinho, para não se desestruturar a estabilidade já precária da gestante.

Toda vez que houver condições de o marido atender a um capricho da gestante, deverá fazê-lo, desde que não seja absurdo; neste caso, deverá dialogar com ela e mostrar a impossibilidade da execução e nunca recusar diretamente o pedido.

A hora “H”

É interessante o marido, sempre que possível, acompanhar o trabalho de parto da mulher e, também, estar presente por ocasião do nascimento do bebê, quer seja parto normal, quer seja cesárea, pois, assim, irá valorizar e enaltecer tudo o que a mulher passou no transcorrer da gravidez e da maternidade.

O marido deve, junto com todos os familiares, criar um ambiente calmo, alegre, receptivo e extremamente voltado a todo o apoio e segurança à grávida. Só assim ela terá uma gestação saudável sem percalços.

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

77 comentários
  1. Wladimir
  2. Lisandra
  3. luis claudio
  4. M.D
  5. Lisandra
  6. Jonathan
  7. Carlos Martins
  8. Anderson
  9. Erick Boaventura
  10. MARCELO FIGUEIREDO
  11. vitor emanuel
  12. Kennedy Heitor
  13. vanessa
  14. Regina
  15. Pedro Gomes
  16. LAMAG
  17. isabel
  18. Alessandro
  19. jose
  20. leandro
  21. luis andre
  22. heloísa
  23. Sergio Mota
  24. Itamar lima
  25. gata
  26. Jefferson
  27. rodrigo dj e walkiria
  28. rodrigo dj e walkiria
  29. talita
  30. jaime
  31. magno
  32. Ahead
  33. jaime
  34. Loveland
  35. T.Garcia
  36. Cristiano
  37. Paulino Paulo
  38. KARINA
  39. joão gilberto firmino
  40. wendell
  41. Ivonei Rocha
  42. dragão
  43. Josete
  44. Antonio Lopes
  45. walmor
  46. raylane
  47. Geraldo
  48. ed
  49. joyce
  50. diego
  51. jessicajeu
  52. jessicajeu
  53. elis
  54. picila
  55. Glau
  56. Glau
  57. daniel marcelino
  58. Lucilia Fernandes Souza
  59. julia moraes
  60. Kate
  61. LIVIA
  62. jaqueline
  63. José
  64. Danilo Egle
  65. Rafael
  66. Nadia
  67. Maria
  68. Jaricel Barros
  69. Cármen
  70. Gg
  71. Ana Carolina
  72. oldair gonçalves
  73. faby
  74. pedro simao
  75. cinthya
  76. Rafael Alves De azevedo
  77. Manoel

Deixe um comentário