Viajar de avião durante a gravidez é seguro?

Calculadora da gravidez

Muitas gestantes não sabem se devem ou não embarcar numa aeronave nessas condições. Mas afinal, fazer uma viagem de avião durante a gravidez é seguro?

Apesar de não haver problemas em viajar de avião, nem no primeiro e nem no segundo trimestre da gravidez, é fundamental fazer uma consulta médica antes de viajar. Pura precaução.

A única restrição às gestantes quanto a viagens de avião diz respeito aos pequenos aviões sem pressurização. A pressão pode ser um problema, mas não existem evidências de que a pressurização da cabine do avião possa fazer mal ao bebê ou à gestante.

Há também alguns detalhes que a gestante deve saber antes de voar, por exemplo: Se no primeiro trimestre a mulher tem muito de enjôo, pode ser difícil enfrentar um vôo de longa duração.

O segundo trimestre geralmente é a mais tranqüilo, um momento em que o período de enjôo já ficou pra trás e pode ser melhor, se possível, marcar a viagem para esse período. Nessa fase da gravidez, as chances de um aborto espontâneo também são mínimas.

Viajar no terceiro trimestre de gravidez também é seguro, desde que não exista nenhuma complicação médica.

Dicas para a gestante viajar tranquila:

Se a viagem for muito longa, é bom se levantar de vez em quando, para ajudar a circulação sanguínea. Ficar muito tempo sentada pode fazer com que os seus pés e tornozelos inchem e fiquem dormentes
Existe uma meia-calça elástica própria para a gravidez para prevenir as varizes. Use-as na viagem.

Se tiver a sorte de ter um assento livre do seu lado, aproveite para apoiar e elevar as suas pernas.

Beba bastante água. Dentro do avião o ar é seco.

Para evitar qualquer tipo de imprevistos, peça para o seu médico fazer uma autorização por escrito e leve-a com você. No mais, boa viagem!

Baixe GRÁTIS Um Livro Sobre Gravidez

Livro responde todas as suas dúvidas sobre a gravidez, o parto e o pós-parto que surgem nesta etapa tão importante da sua vida!

Pronto! Agora confira o link enviado em seu email! Confira também a caixa de spam.

15 comentários
  1. Aninha
  2. Kétsia
  3. MARCIA
  4. cris
  5. anita
  6. Leticia
  7. daniela antunes
  8. Vanessa
  9. rafaela
  10. Dulcicleia Gomes
  11. pamela torres
  12. Eroneide
  13. Shumaila
  14. DEBORA
  15. neuza

Deixe um comentário